Sustentabilidade da agricultura familiar em assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Norte

Autores

  • Magna Cristina de Sousa Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ana Tereza Bittencourt Passos Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.722

Palavras-chave:

Agricultura familiar-Rio Grande do Norte, Agricultura familiar-Sustentabilidade, Assentamentos de Reforma Agrária-Rio Grande do Norte.

Resumo

Nos últimos anos, a agricultura familiar como forma de produção sustentável vem sendo intensamente estudada, impulsionada pela discussão corrente sobre desenvolvimento sustentável como instrumento de geração de emprego e renda no meio rural. O presente trabalho teve por objetivo estudar a sustentabilidade da agricultura familiar em assentamentos de reforma agrária em Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Os dados utilizados foram de origem primária, oriundos da aplicação de questionários junto a 40 produtores dos assentamentos de Hipólito, Cordão de Sombra I, Quixaba e Jurema. A metodologia utilizada foi desenvolvida através dos índices: econômico, social e ambiental. Os indicadores que mais contribuíram para mensurar a qualidade de vida dos produtores foram habitação e bens duráveis. Na formação do índice social, destacaram-se os investimentos que a associação realiza e que são submetidos e aprovados nas reuniões. Na composição do índice ambiental, a existência de área de reserva nativa no assentamento foi o indicador que mais contribuiu. Na formação do índice de sustentabilidade, os índices social e econômico foram os que apresentaram maior contribuição, o que permite concluir que, embora a sustentabilidade da agricultura familiar nos assentamentos esteja em estágio satisfatório, sua melhoria está condicionada à elevação dos indicadores econômico e ambiental dos assentados.

Biografia do Autor

Magna Cristina de Sousa, Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN

* Licenciada em Filosofia.
* Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente
pela Universidade do Rio Grande do Norte.
* Professora Assistente na Escola Superior de
Agricultura de Mossoró.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economias Agrárias e dos RecursoS Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica e Geração de Emprego e Renda. Pesquisador 1A do CNPq.

Ana Tereza Bittencourt Passos, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1975), com mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1986) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA, atuando nas áreas de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas.

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós Doutorado na Universidade da Califórnia - Davis (2015). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Economia Agrícola, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, indicadores de sustentabilidade, governança e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

de Sousa, M. C., Khan, A. S., Passos, A. T. B., & Lima, P. V. P. S. (2017). Sustentabilidade da agricultura familiar em assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Norte. Revista Econômica Do Nordeste, 36(1), 96–120. https://doi.org/10.61673/ren.2005.722

Edição

Seção

Artigos