Análise da pobreza multidimensional no Brasil no período de 2009 a 2015

Autores

  • Andréa Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jair Andrade Araujo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Wellington Ribeiro Justo Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Kilmer Coelho Campos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.724

Palavras-chave:

Pobreza multidimensional, Privação, Gap.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a pobreza multidimensional no Brasil, considerando os anos de 2009 a 2015. Para tanto, utilizou-se a metodologia de Bourguignon e Chakravarty (2003), pois esta apresenta uma forma alternativa de medir a multidimensionalidade da pobreza. Com dados retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), tomou-se particularmente como referência a chamada “Necessidades Básicas” e a Teoria das Capacitações, que define pobreza como um fenômeno multidimensional. Os resultados das seis dimensões analisadas revelaram uma redução da proporção de pobres multidimensionais da população brasileira, de 22,56% em 2009, para 20,91% em 2015. Para as análises isoladas das regiões metropolitana, urbana e rural, verificou-se que a pobreza foi mais intensa na região rural. Entre as regiões brasileiras, as regiões Norte e Nordeste apresentam grave situação de privação.

Biografia do Autor

Andréa Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Economia Rural pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Economia da Educação, Métodos Quantitativos, Saúde, Pobreza e Microeconomia Apicada.

Jair Andrade Araujo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Regional do Cariri - URCA

Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Silva, A. F. da, Araujo, J. A., Justo, W. R., & Campos, K. C. (2017). Análise da pobreza multidimensional no Brasil no período de 2009 a 2015. Revista Econômica Do Nordeste, 48(2), 9–24. https://doi.org/10.61673/ren.2017.724

Edição

Seção

Artigos