Avaliação dos Impactos do ICMS Socioambiental na Criação de Unidades de Conservação e Unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos em Pernambuco: Uma Análise a partir do Método de Diferençasem- Diferenças

Autores

  • Luiz Honorato da Silva Júnior Universidade de Brasília - UNB
  • Beatriz Mesquita Jardim Pedrosa Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj.
  • Márcio Francisco da Silva Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.73

Palavras-chave:

ICMS Socioambiental, Unidades de Conservação, Resíduos Sólidos, Método de Diferenças-em- Diferenças, Pernambuco.

Resumo

Procura analisar o papel do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) Socioambiental na criação de unidades de conservação e unidades de tratamento de resíduos sólidos nos municípios do Estado de Pernambuco. O ICMS Socioambiental tem sido um instrumento de compensação ao custo de oportunidade que alguns municípios têm em abdicar atividades econômicas tradicionais que produzem riqueza, mas, em contrapartida, degradam e poluem o meio ambiente. A partir do método de diferenças-em-diferenças, verifica evidências que apontam para a ineficácia da referida política em seu atual desenho. As iniciativas de criação de tais unidades nos municípios estão mais fortemente associadas ao seu nível de desenvolvimento e a sua valoração às questões ambientais. Tais evidências, entretanto, não invalidam a política, apenas expõem a necessidade de ser repensado o seu desenho.

Biografia do Autor

Luiz Honorato da Silva Júnior, Universidade de Brasília - UNB

Possui graduação, mestrado e doutorado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco até 2012 e atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Setor Público, Educação, ICMS Ecológico e Avaliação de Políticas Públicas.

Beatriz Mesquita Jardim Pedrosa, Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj.

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Graduação em Administração de Empresas e Engenharia de Pesca, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e atualmente doutoranda em Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UFRPE). Membro do Coletivo Internacional de Apoio a Pesca Artesanal (CIAPA/ICSF), ONG internacional atualmente responsável pela consulta à sociedade civil para a construção e implementação das Diretrizes Internacionais da Pesca Artesanal. Realiza pesquisas voltadas à questão ambiental, unidades de conservação e pesca artesanal.

Márcio Francisco da Silva, Universidade de Brasília - UNB

Possui bacharelado em ciências econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), tendo desenvolvido seu trabalho de conclusão na área de federalismo fiscal com foco nos entes subnacionais. Concluiu o mestrado em ciências econômicas no ano de 2010 e o doutorado, na mesma área, pela Universidade de Brasília (UnB). Tem como principal área de pesquisa modelagem macroeconométrica com o uso de Modelos Dinâmicos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGE).

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Silva Júnior, L. H. da, Pedrosa, B. M. J., & Silva, M. F. da. (2016). Avaliação dos Impactos do ICMS Socioambiental na Criação de Unidades de Conservação e Unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos em Pernambuco: Uma Análise a partir do Método de Diferençasem- Diferenças. Revista Econômica Do Nordeste, 44(2), 557–572. https://doi.org/10.61673/ren.2013.73

Edição

Seção

Artigos