Análise dos impactos de investimentos nos sistemas de transporte na logística do complexo soja brasileiro: os casos Ferronorte e Hidrovia do Araguaia-Tocantins

Autores

  • Ricardo Martins Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • José Augusto de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/PR
  • Luiz Astoni Kloh Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/PR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.739

Palavras-chave:

Cerrado brasileiro, Soja, Sistemas de transporte, Modelo de otimização, Logística.

Resumo

Objetiva avaliar a nova configuração geográfica da produção de soja no Brasil, e sua logística, em função de investimentos nos sistemas de transporte em áreas do cerrado brasileiro, a Ferronorte (conclusão até Cuiabá) e Hidrovia Araguaia-Tocantins. Para tanto, foram estruturados modelos lineares de otimização matemática, considerando-se o custo de transporte como variável básica de orientação dos fluxos a serem movimentados entre áreas de produção tradicional e de expansão e os portos. Não encontra dicotomia entre regiões tradicionais e de expansão na produção de soja. Fica evidenciado que a região tradicional, Paraná, tem sua competitividade garantida nos cenários avaliados, enquanto a competição, de fato, ocorrerá dentro da região de expansão. Identifica a dependência do Brasil quanto aos investimentos em outros modais, que não o rodoviário, para um novo equilíbrio no transporte. Quanto aos portos, o modelo sugere que os acréscimos de volumes exportados pelo Brasil devem ser escoados de forma otimizada por Itaqui, não recomendando projetos de expansão dos portos de Santos e Paranaguá. Tais resultados devem ser comparados àqueles produzidos por modelos não-lineares e genéticos, o que contribuiria significativamente para a priorização dos investimentos em infra-estrutura de transportes e na orientação da formação das parcerias público-privadas.

Biografia do Autor

Ricardo Martins, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Cepead). Realizou Pós-doutorado na Kelley School of Business/Indiana University (2016). Líder do Tema 06 - Redes de Operações e Clusters em Agronegócios, Indústrias e Serviços na Área GOL - Gestão de Operações e Logística do Encontro da ANPAD - EnANPAD. Seu principal interesse na pesquisa está na integração das áreas de Estratégia de Operações, Marketing industrial e Geografia Econômica para avaliar as estratégias de cadeias globais na captura de valores no local, suas decisões de instalações de plantas nos locais e as interações com espaços e atores locais, privados e públicos. É coordenador do NIPELOG ? Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Logística. Desenvolveu diversos trabalhos de extensão nos processos logísticos de empresas de pequeno e médio portes e em diversos aglomerados (ou APLs), dentre eles, móveis, eletroeletrônicos, biotecnologia, fundição, confecções, laticínios e calçados.

José Augusto de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/PR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1980), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1982) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente é professor titular - Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Tem experiência na área Agronomia,foi Secretário de Agricutura do município de Toledo no período de Janeiro de1997 a Novembro de 2009 , atuando na implantação e acompanhamento de programas de desenvolvimento do setor agropecuário no município de Toledo, durante o período que cursou o mestrado na Unioeste desenviolveu trabalhos nos seguintes temas: co-geração de energia e logística da soja.Dissertação na cultura da soja: Soja Transgênica: Uma Avaliação à Luz do Ambiente Institucional.

Luiz Astoni Kloh, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/PR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(1999), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2003), especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2002) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colégio Estadual Jardim Porto Alegre(1994). Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2017-10-26

Como Citar

Martins, R., de Souza, J. A., & Kloh, L. A. (2017). Análise dos impactos de investimentos nos sistemas de transporte na logística do complexo soja brasileiro: os casos Ferronorte e Hidrovia do Araguaia-Tocantins. Revista Econômica Do Nordeste, 36(3), 411–429. https://doi.org/10.61673/ren.2005.739

Edição

Seção

Artigos