Atributos individuais e distorções no mercado de trabalho regional brasileiro

Autores

  • Ronaldo de Albuquerque e Arraes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Zilah Maria de Oliveira Barros Ribeiro Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.740

Palavras-chave:

Mercado de trabalho regional, Educação, Renda, Gênero, Raça.

Resumo

Este estudo visa determinar as variáveis que se revelam importantes na composição da educação e dos rendimentos dos trabalhadores das regiões Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e nos Estados do Ceará e de São Paulo. Um modelo econométrico visando à determinação simultânea entre renda e educação permite identificar quais as variáveis mais relevantes na explicação dos diferenciais de renda e do nível educacional dos brasileiros, seus efeitos, suas relações de causa e conseqüência. A desigualdade de renda e dotação educacional no Brasil se mostra significante entre regiões, Estados e cidades, raças e gêneros. Características de raça e gênero são bastante relevantes para ditar diferenciais de renda e nível educacional dos indivíduos, sendo favoráveis aos homens e à raça branca. Há um acirramento no mercado de trabalho brasileiro a partir dessas características, que se agrava com maiores níveis de renda e educação. As disparidades regionais são realçadas, quando se comparam Ceará e São Paulo, ou o Nordeste e o Sudeste, de tal maneira que seriam recomendáveis políticas sociais que providenciassem uma forte base na formação e melhoramentos dos recursos humanos, em que a educação formal seria um deles, de sorte a evitar a perpetuação da desigualdade entre regiões.

Biografia do Autor

Ronaldo de Albuquerque e Arraes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1978) e doutorado em Economia Agrícola - University of Georgia (1983). Atualmente é servidor público da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento/desenvolvimento econômico, distribuição de renda, econometria aplicada.

Zilah Maria de Oliveira Barros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, educação, gênero, raça e renda.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

e Arraes, R. de A., & Ribeiro, Z. M. de O. B. (2017). Atributos individuais e distorções no mercado de trabalho regional brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 36(3), 338–357. https://doi.org/10.61673/ren.2005.740

Edição

Seção

Artigos