Uma análise do arranjo produtivo de micro e pequenas empresas de confecção de Tobias Barreto-SE

Autores

  • Ricardo Lacerda de Melo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Dean Lee Hansen Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.744

Palavras-chave:

Capital social, Aprendizado, Arranjo produtivo local.

Resumo

O presente artigo revisa as noções emergentes que tratam dos elementos intangíveis presentes nos processos locais de desenvolvimento. De modo específico, analisa esses processos no arranjo produtivo local (APL) de Tobias Barreto (SE). O arranjo produtivo de Tobias Barreto conta com cerca de 1000 estabelecimentos voltados para a fabricação de confecções. A unidade de confecção típica é uma pequena fábrica informal instalada na residência do proprietário que desenvolve as atividades com o auxílio de alguns funcionários, familiares ou não. Duas características dão feição própria ao APL de Tobias Barreto: o mercado de trabalho relativamente amplo, com mão-de-obra treinada desde a infância para trabalhar com atividades de costura e bordado, e a feira local, ponto de atração de uma rede de pequenos intermediários que se deslocam freqüentemente para adquirir peças de cama, mesa e banho e de vestuário que são distribuídos numa área bastante extensa do território nordestino. Conclui que as externalidades de cunho mais tradicional não se revelaram suficientes. A transformação na estrutura produtiva local foi limitada pela governança pouco desenvolvida e pelo estado incipiente das práticas cooperativas, incorrendo o arranjo um path dependency do tipo lock-in, em um mercado limitado em termos de dimensão e crescimento.

Biografia do Autor

Ricardo Lacerda de Melo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi pró-reitor de administração da Universidade Federal de Sergipe (1992-1996), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Estado de Sergipe (2007-2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e assessor econômico do Governo de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: sergipe, desenvolvimento regional, arranjo produtivo local, cadeias produtivas e desenvolvimento.

Dean Lee Hansen, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Geografia pela University of Washington (Seattle, EUA). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro credenciado dos Programas de Pós-Graduação em Economia e Geografia da UFS. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Regional, Aprendizagem e Mudança Tecnológica, Tecnologia e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

de Melo, R. L., & Hansen, D. L. (2017). Uma análise do arranjo produtivo de micro e pequenas empresas de confecção de Tobias Barreto-SE. Revista Econômica Do Nordeste, 36(3), 358–377. https://doi.org/10.61673/ren.2005.744

Edição

Seção

Artigos