Uma investigação sobre o ciclo dos negócios na indústria da Bahia

Autores

  • Igor Alexandre Clemente de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Vanessa Frainer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.745

Palavras-chave:

Markov-switching, Cliclo dos Negócios, Indicador Coincidente, Modelo de fator Dinâmico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo construir um índice, a partir da metodologia de Stock e Watson, que possa ser representativo do comportamento da indústria da Bahia. Além disso, é feita uma análise do ciclo dos negócios no setor nos últimos anos. Foi utilizada a metodologia de mudança de regime markoviano para obter, de forma endógena, as datas em que a economia se encontrava em um regime de recessão ou de crescimento. As estimativas feitas mostraram que as variáveis relacionadas ao mercado de trabalho possuem grande peso na construção de um indicador coincidente. Devido a isso, é de esperar que quando ocorre um movimento brusco de queda nas horas trabalhadas na produção, ou no nível de emprego, há fortes indícios de que a indústria da Bahia está para iniciar um período recessivo. Foi encontrado que os ciclos de crescimento duram em média nove meses, contra dois meses de períodos recessivos. Porém, quando a indústria da Bahia estava em recessão, a queda era de -2,15% contra uma taxa média de crescimento de 0,3% ao mês. Para dados trimestrais, os períodos recessivos tiveram maior duração que os períodos de crescimento na atividade, mas a magnitude desta variação é mais próxima.

Biografia do Autor

Igor Alexandre Clemente de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atuou como economista chefe da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul entre 2003 e 2011, período no qual também foi presidente do Comitê de Investimentos da Indusprevi - Entidade Fechada de Previdência Privada da FIERGS. Atualmente é economista - sócio - Vokin Investimentos, professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, assessor econômico do Sinborsul - Sindicato das Indústrias de Borracha do Rio Grande do Sul e do Simecan - Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas de Canoas e Nova Santa Rita. Presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul - FEE - desde fevereiro de 2015. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Econometria Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo dos negócios, mercado de capitais, economia brasileira, conjuntura econômica. Foi escolhido economista do ano no Rio Grande do Sul em 2013, Prêmio de Menção Honrosa da CNI - Confederação Nacional da Indústria - em 2009, 1º lugar no Concurso de monografias da Abamec - Assossiem 2002 e 2º lugar no Prêmio do Tesouro Nacional em 2001.

Vanessa Frainer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Possui graduação em Ciencias Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

de Morais, I. A. C., & Frainer, V. (2017). Uma investigação sobre o ciclo dos negócios na indústria da Bahia. Revista Econômica Do Nordeste, 36(3), 378–410. https://doi.org/10.61673/ren.2005.745

Edição

Seção

Artigos