Aglomerações e periferias industriais no Brasil e no Nordeste

Autores

  • Edson Paulo Domingues Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.748

Palavras-chave:

Brasil, Economia Regional, Aglomerações Industriais, Indústria, Desenvolvimento Regional.

Resumo

Existem consideráveis evidências de que a localização industrial em países em desenvolvimento apresenta elevada concentração espacial e que a descentralização industrial é restrita a poucas e isoladas áreas. O objetivo deste artigo é analisar o caso brasileiro para identificar os centros industriais e verificar se o Brasil segue essa convencional descrição da localização industrial em países em desenvolvimento. O estudo tem como referência uma base de dados que combina as características de 35.600 unidades produtivas com informações sobre a estrutura de 5.507 municípios (IBGE, 2002a). Tendo essa estrutura como base estatística, os centros e periferias industriais foram identificados, classificados e caracterizados. A principal conclusão deste trabalho é que o espaço econômico brasileiro e o nordestino em particular, são um caso heterogêneo: o Brasil já apresenta amplas regiões com fortes conexões regionais, mas existe ainda um conjunto desconexo de ilhas e enclaves industriais com limitados efeitos transbordamentos.

Biografia do Autor

Edson Paulo Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas; Pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) ? Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e Bolsista do Programa Pesquisador Mineira (PPM-Fapemig). Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2002), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2000-01). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em modelos de equilíbrio geral computável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, economia do meio ambiente, mudanças climáticas, e políticas comerciais e tributárias. Parecerista da Papers in Regional Science, Energy Economics, Energy Policy, Climate Policy, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista de Economia e Sociologia Rural, Pesquisa e Planejamento Econômico, Nova Economia e Estudos Econômicos.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Domingues, E. P. (2017). Aglomerações e periferias industriais no Brasil e no Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 36(4), 508–523. https://doi.org/10.61673/ren.2005.748

Edição

Seção

Artigos