Análise de custo de dessalinização de água em comunidades rurais cearenses

Autores

  • Robério Telmo Campos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José César Vieira Pinheiro Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.749

Palavras-chave:

Sistemas de Dessalinização, Água Potável, Avaliação Financeira.

Resumo

Procura identificar a viabilidade financeira de cinco sistemas de dessalinização de água por osmose reversa, assim como o custo do suprimento de água dessalinizada para consumo humano, a capacidade de pagamento do usuário e o número mínimo de famílias que torna viável cada sistema. A pesquisa foi desenvolvida no Estado do Ceará. os dados são de origens primária (coletados por meio de questionários) e secundária (obtidos junto aos órgãos municipais e do estado). Usa as metodologias de análise de custos e de investimento, considerando-se nesta última o enfoque financeiro. Conclui que a inexistência da boa prática de gestão dos sistemas resulta em inviabilidade financeira para os pequenos dessalinizadores e viabilidade para os grandes, quando avaliados pelo consumo efetivo. Além disso, gera ineficiências no acompanhamento técnico, impossibilita melhor análise da performance dos sistemas e acarreta oferta descontínua de água e desconforto às famílias beneficiárias. Em razão das limitações impostas pelos gestores, da baixa produção e dos defeitos que trazem paralisações constantes dos aparelhos, a demanda efetiva de água restringe-se à metade da água dessalinizada que os mesmos são capazes de produzir.

Biografia do Autor

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

José César Vieira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Agronomia pela UFC (1971), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e doutorado em Economia Agraria pela Universidade de São Paulo (1998). Orientou 20 mestrandos. Tem mais de 100 artigos publicados na área de Economia Rural, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Planejamento territorial e Extensão Rural.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Campos, R. T., & Pinheiro, J. C. V. (2017). Análise de custo de dessalinização de água em comunidades rurais cearenses. Revista Econômica Do Nordeste, 36(4), 604–625. https://doi.org/10.61673/ren.2005.749

Edição

Seção

Artigos