O arranjo produtivo de Tobias Barreto-SE: limites e potencialidades

Autores

  • Cid Olival Feitosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.752

Palavras-chave:

Desenvolvimento Econômico Local, Arranjo Produtivo Local, Aglomerações Industriais.

Resumo

O presente artigo examina a importância da proximidade territorial e do relacionamento entre firmas e instituições para o desenvolvimento econômico de uma determinada região. Procura resgatar as teorias de desenvolvimento regional e apresenta as transformações históricas que fizeram emergir as teorias de desenvolvimento econômico local. Expõe os fatores essenciais para qualquer estratégia de desenvolvimento econômico de base local e analisa o desenvolvimento recente do município de Tobias Barreto, buscando refletir se as ações implementadas naquela cidade têm sido capazes de promover um verdadeiro desenvolvimento econômico e social.

Biografia do Autor

Cid Olival Feitosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2001); Especialização em Desenvolvimento Econômico Local pela UFS (2004); Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007 e 2011). Agraciado com o XII Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, Categoria Universitário, no ano 2008, pela dissertação sobre a economia sergipana. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, economia regional, economia urbana, economia brasileira, economia política.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Feitosa, C. O. (2017). O arranjo produtivo de Tobias Barreto-SE: limites e potencialidades. Revista Econômica Do Nordeste, 36(4), 581–603. https://doi.org/10.61673/ren.2005.752

Edição

Seção

Artigos