O perfil do pobre e da pobreza rural nordestina: um estudo para os anos 1990

Autores

  • Luiz Honorato da Silva Júnior Universidade de Brasília - UnB
  • Yony Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.753

Palavras-chave:

Pobreza Rural, Nordeste, Índices de Pobreza.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo construir um perfil para a pobreza rural na região Nordeste do Brasil, partindo de sua mensuração e análise da evolução durante a década de 1990, tomando como referência os anos de 1992, 1995 e 1999. A partir dos microdados das PNAD, objetiva verificar a possível existência de alguma alteração significativa no nível e severidade da pobreza e desigualdade de rendimentos rurais nesse período. Com base em regressões logit, busca também fazer uma análise de suas características para os indivíduos residentes no espaço nordestino. Para isso, calcula as contribuições marginais de tais características em indivíduos típicos da amostra. As características analisadas foram educação, idade, cor, gênero, atividade principal de ocupação e unidade federativa em que os mesmos residem. Mostra que a educação é a principal variável na determinação da probabilidade de um indivíduo ser pobre, seguindo-se gênero, idade e ocupação e, com menor expressão, cor e estado de residência. Discute, finalmente, sugestões para a modelagem de políticas que, a partir dessas características, possibilitem minimizar o quadro de miséria e injustiça social em que se encontra o Nordeste do Brasil, nesse início de terceiro milênio.

Biografia do Autor

Luiz Honorato da Silva Júnior, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação, mestrado e doutorado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco até 2012 e atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Setor Público, Educação, ICMS Ecológico e Avaliação de Políticas Públicas.

Yony Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1969), mestrado em Economia pela University of California System(1973), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela University of Oxford(1976), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009) e pós-doutorado pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Consultor do Banco Mundial e ASSESSOR do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas:Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agraria.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

da Silva Júnior, L. H., & Sampaio, Y. (2017). O perfil do pobre e da pobreza rural nordestina: um estudo para os anos 1990. Revista Econômica Do Nordeste, 36(4), 559–580. https://doi.org/10.61673/ren.2005.753

Edição

Seção

Artigos