A fruticultura e o desenvolvimento local: o caso do núcleo produtivo de fruticultura irrigada de Limoeiro do Norte - Ceará

Autores

  • Sonia Rebouças da Silva Melo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lucia Maria Ramos Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.757

Palavras-chave:

Núcleo Produtivo, Desenvolvimento, Produção de Frutas.

Resumo

A fruticultura, importante segmento do setor agrícola, tem-se destacado no Estado do Ceará e em especial no Município de Limoeiro do Norte, no qual foi identificado, pelo Centro de Estratégias de Desenvolvimento do Ceará (CED), um núcleo de fruticultura irrigada. O objetivo deste estudo foi avaliar a importância do referido núcleo para o desenvolvimento do Município de Limoeiro do Norte. Utilizou-se análise tabular e descritiva dos dados cuja natureza era primária (entrevistas diretas) e secundária (Funda ção Instituto de Planejamento do Ceará - IPLANCE). Os principais resultados alcançados foram: existe uma grande amplitude regional a montante e a jusante do núcleo produtivo; as principais frutas produzidas pelo núcleo são banana, mamão e goiaba; a produtividade média é mais elevada do que a das outras principais regiões produtoras do Nordeste; um benefício importante gerado pelo núcleo produtivo é a criação de renda e empregos; o cooperativismo ou associativismo não se desenvolveu da forma esperada pelos produtores; após o período em que se intensificaram as políticas governamentais de incentivo à fruticultura irrigada, ocorreu o crescimento dos setores industrial, comercial e de serviços do município. Sugere-se, dentre outros, melhorias na infraestrutura, apoio à comercialização, a implantação de fábricas de processamento de frutas para maior aproveitamento destas. Propõe-se ainda, como estratégia de desenvolvimento, que seja incentivada a transforma ção do núcleo em arranjo produtivo, sendo necessária, para tanto, a participação governamental no sentido de conscientizar e orientar os produtores para os benefícios desta mudança.

Biografia do Autor

Sonia Rebouças da Silva Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lotada no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente atuo como Vice-Coordenadora do curso de Mestrado em Economia do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGEcon/UFPE). Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: arranjos produtivos locais, economia agrícola, desenvolvimento econômico, distribuição de renda e pobreza.

Lucia Maria Ramos Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(1976), especialização em Introdução a Microcomputadores pela Universidade Federal do Ceará(1984), especialização em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará(1985), especialização em Planejamento e Avaliação de Proejtos Rurais pela Universidade Federal do Ceará(1986), especialização em Economia dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará(1989), especialização em Estatística Básica Através do S A S Para o Windows pela Universidade Federal do Ceará(1996) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará(1980). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará e Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Frango de corte, Incerteza, Ceará.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economias Agrárias e dos RecursoS Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica e Geração de Emprego e Renda. Pesquisador 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Melo, S. R. da S., Silva, L. M. R., & Khan, A. S. (2017). A fruticultura e o desenvolvimento local: o caso do núcleo produtivo de fruticultura irrigada de Limoeiro do Norte - Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 35(1), 39–57. https://doi.org/10.61673/ren.2004.757

Edição

Seção

Artigos