Transformações recentes no modelo de integração na avicultura de corte brasileira: explicações e impactos

Autores

  • José Flôres Fernandes Filho Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.764

Palavras-chave:

Economia dos Custos de Transação, Modelos de Integração de Avicultura de Corte, Brasil.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as transformações recentes observadas no modelo de integração da avicultura de corte brasileira, transformações estas consubstanciadas na introdução do modelo de integração baseado no médio/grande produtor. Além de apresentar as principais características deste novo modelo, procura-se apontar fatores explicativos para a sua introdução como a necessidade de ganhar competitividade pela redução dos custos de transação, produção e logística. O estudo procura, também, apresentar os prováveis impactos socioeconômicos, ambientais e regionais que a disseminação deste novo modelo na avicultura de corte brasileira pode desencadear.

Biografia do Autor

José Flôres Fernandes Filho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e Doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Cursou o Programa de Pós-doutorado em Economia do IE-UNICAMP. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Agrícola Brasileira, Agricultura Familiar, Indústria Rural, Agroenergia e Comércio Internacional de Commodities Agrícolas.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Fernandes Filho, J. F. (2017). Transformações recentes no modelo de integração na avicultura de corte brasileira: explicações e impactos. Revista Econômica Do Nordeste, 35(1), 94–110. https://doi.org/10.61673/ren.2004.764

Edição

Seção

Artigos