Abertura comercial: uma análise das potencialidades e dos limites para o crescimento econômico do estado do Ceará

Autores

  • Ana Maria Fontenele Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antonio Luiz Abreu Dantas Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Cristina Pereira de Melo Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.765

Palavras-chave:

Competitividade Internacional, Sistema de Inova ção.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar alguns resultados do comércio exterior do Estado do Ceará. Examina as possibilidades e os limites de crescimento para o Estado através da expansão de suas vendas para o exterior. Identifica-se uma alta probabilidade de fazer valer a relação de causalidade que descreveria um círculo virtuoso no Ceará a partir de estímulos à exportação, o crescimento do produto, o qual traria a necessidade do fortalecimento do Sistema de Inovação, necessário para o aumento da competitividade que levaria à expansão das exportações e assim por diante.

Biografia do Autor

Ana Maria Fontenele, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1975) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995). É professora adjunta doutora do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve projetos na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Região Nordeste, Ceará, comércio exterior, abertura comercial, economia brasileira, economia do setor público, economia e organização industrial, educação e economia da saúde. Foi secretária Municipal de Administração, de Educação e de Saúde, no município de Fortaleza- CE. Foi Assessora Especial no Ministério da Saúde.

Antonio Luiz Abreu Dantas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Professor e pesquisador do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará.

Maria Cristina Pereira de Melo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-doutor em Economia pela Universidade de Paris I - Pantheon, Sorbonne, Pós-doutor em Economia pela Université de Paris XIII, doutor em Sciences Economiques pela Université de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Região Indústria e Competitividade - RIC (UFC/CNPq). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, Economia Industrial e Tecnologia atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, indústria, tecnologia, Brasil, Nordeste e Ceará.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Fontenele, A. M., Dantas, A. L. A., & de Melo, M. C. P. (2017). Abertura comercial: uma análise das potencialidades e dos limites para o crescimento econômico do estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 35(2), 155–173. https://doi.org/10.61673/ren.2004.765

Edição

Seção

Artigos