E-Commerce: características demográficas do e-consumidor nordestino e principais variáveis comportamentais determinantes de compra

Autores

  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Claudia Maria Carvalho Miranda Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.766

Palavras-chave:

E-commerce, consumidor virtual, comércio eletr ônico, varejo virtual, Internet.

Resumo

As empresas modernas estão em processo de questionamento sobre as características dos consumidores em relação a expectativas, demandas, hábitos e comportamento de compra. Essas são perguntas difíceis de responder, mesmo diante da configuração tradicional do mercado. Muito mais complexo será prever qual o impacto do e-commerce no comportamento destes consumidores e qual será a influência sobre as empresas, grandes e pequenas, que procuram satisfazer suas necessidades. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou através das respostas de 302 usuários nordestinos, identificar as características demográficas bem como as variáveis comportamentais determinantes para a decisão de compra no varejo virtual entre dois grupos de usuários: os que utilizam e os que não utilizam o ecommerce. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: os consumidores virtuais, em sua maioria, são pessoas jovens (na faixa de 18 a 29 anos), do sexo masculino, com bom grau de instrução (no mínimo possuem superior incompleto) e com renda familiar mínima entre 15 e 20 salários mínimos. A comodidade foi considerada a principal variável influenciadora para compra virtual. Não gosta de comprar sem ver e sentir o produto foi a principal variável influenciadora para o não uso da Internet como canal de compra.

Biografia do Autor

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Danielle Arruda é Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice ? França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ). É Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atua na área de Administração com ênfase em Marketing.

Claudia Maria Carvalho Miranda, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1988) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2001). Atualmente é Coordenadora dos Cursos Superiores de Tecnologia da área de Gestão da Universidade de Fortaleza, professora do curso de Administração e diretora executiva da empresa NutriPoint. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Empreendedorismo e Gerencia de Pequenas Empresas.

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Arruda, D. M. de O., & Miranda, C. M. C. (2017). E-Commerce: características demográficas do e-consumidor nordestino e principais variáveis comportamentais determinantes de compra. Revista Econômica Do Nordeste, 35(2), 218–233. https://doi.org/10.61673/ren.2004.766

Edição

Seção

Artigos