INTERDEPENDÊNCIAS, INFLUÊNCIAS E PRODUTIVIDADE: O PAPEL DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NAS ECONOMIAS MUNDIAIS

Autores

  • Admir Antônio Betarelli Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diogo dos Reis Ambrosio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Weslem Rodrigues Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rosa Lívia Gonçalves Montenegro Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.779

Palavras-chave:

Transporte aquaviário, Interações setoriais, Produtividade, Campo de influência

Resumo

O setor de transporte aquaviário é responsável pela maior parte do volume do comércio mundial. O objetivo desse estudo é captar as principais influências sobre a demanda do transporte aquaviário das economias mundiais que mais fazem uso desse modal de transporte, as quais são: China, Alemanha, Dinamarca, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, além do Brasil. Além disso, verificou-se a eficiência e produtividade do setor em um período de dez anos. Para este fim, foi utilizada a matriz insumo produto inter-regional dos anos de 2001 e 2011, do World Input-Output Database (WOID). Foram realizadas análises inter-regionais e intrarregionais, da produtividade e da influência dos diversos setores produtivos dos países selecionados com relação ao transporte aquaviário. Os resultados obtidos nesse trabalho apontam que ganhos de produtividade podem levar a uma menor demanda dos setores produtivos com relação ao transporte marítimo. Tais resultados são relevantes para auxiliar o direcionamento de políticas públicas, ao identificar os setores mais intensivos no uso do modal aquaviário e nos resultados provenientes do aumento da eficiência e produtividade.

Biografia do Autor

Admir Antônio Betarelli Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Faculdade de Economia.

Weslem Rodrigues Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Atualmente é professor da Faculdade de Economia da UJFJ. Tem experiência em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de equilíbrio geral, insumo-produto, modelos inter-regional, análise multivariada, comércio internacional, economia brasileira, política energética, política agrícola e mudanças climáticas.

Rosa Lívia Gonçalves Montenegro, Universidade Federal de São João Del Rei

Professora do Departamento de Economia

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Betarelli Júnior, A. A., Ambrosio, D. dos R., Faria, W. R., & Montenegro, R. L. G. (2018). INTERDEPENDÊNCIAS, INFLUÊNCIAS E PRODUTIVIDADE: O PAPEL DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NAS ECONOMIAS MUNDIAIS. Revista Econômica Do Nordeste, 49(4), 53–73. https://doi.org/10.61673/ren.2018.779

Edição

Seção

Artigos