TRANSBORDAMENTOS DE POBREZA E DESIGUALDADE EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE ESPACIAL CONSIDERANDO O EFEITO DA FRONTEIRA INTERESTADUAL

Autores

  • Sandro Pereira Silva Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
  • Leonardo de Magalhães Leite Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.796

Palavras-chave:

Pobreza, Desigualdade de renda, Transbordamentos territoriais, Heterogeneidade espacial, Incidência territorial de políticas públicas.

Resumo

Este trabalho buscou diagnosticar a existência de regiões com “transbordamentos” territoriais de pobreza e de desigualdade em Minas Gerais, levando em conta também municípios vizinhos em regiões de fronteira. Utilizou-se de métodos de econometria espacial e criou-se uma matriz de ponderação espacial para captar o efeito-fronteira. Os resultados apontam que a localização geográfica possui papel importante na determinação da relação de pobreza e desigualdade de renda dos municípios. Porém, verificou-se que, enquanto para a variável pobreza o transbordamento ocorre independente da existência de fronteira entre municípios vizinhos de estados diferentes, no caso da desigualdade isso não ocorre, de modo que a hipótese do transbordamento somente é significativa para municípios do mesmo estado.

Biografia do Autor

Sandro Pereira Silva, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

SANDRO PEREIRA SILVA, nasceu em janeiro de 1980, na cidade de Divinópolis (MG). Em 2002, ingressou no Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa UFV, tendo concluído o bacharelado em maio de 2006. Imediatamente, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Economia, classificando-se em primeiro lugar e fazendo parte da primeira turma em nível de Mestrado do Departamento de Economia da UFV. Terminou o curso de mestrado em 2008, defendendo a dissertação "Políticas públicas e agricultura familiar: uma abordagem do PRONAF no Médio Jequitinhonha", que foi premiada em 1º lugar no 14º Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, em 2009. Em outubro de 2006, ainda como estudante de mestrado, foi nomeado para assumir o cargo de Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA, em Brasília (DF). No mesmo período foi cedido para compor o quadro técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, sendo lotado na Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Em novembro de 2009 foi nomeado Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica IPEA, em Brasília (DF). Em 2014 iniciou o curso de doutorado em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IE/UFRJ.

Leonardo de Magalhães Leite, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor do Departamento de Ciências Econômicas de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua principalmente nos seguintes temas: economia política, teoria do valor, teorias do imperialismo, desenvolvimento econômico e economia brasileira contemporânea.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Silva, S. P., & Leite, L. de M. (2017). TRANSBORDAMENTOS DE POBREZA E DESIGUALDADE EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE ESPACIAL CONSIDERANDO O EFEITO DA FRONTEIRA INTERESTADUAL. Revista Econômica Do Nordeste, 48(3), 55–76. https://doi.org/10.61673/ren.2017.796

Edição

Seção

Artigos