A distribuição da terra no Brasil e nas Unidades da Federação, 1970.95/96

Autores

  • Paulo Marcelo de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.809

Palavras-chave:

Distribuição da terra, modernização, índice de Gini.

Resumo

O trabalho procura verificar as mudanças ocorridas na distribuição da posse da terra no período
de 1970 a 1995/96, para Brasil e Unidades da Federação. Foram calculados, a partir dos dados
dos Censos Agropecuários, o índice de Gini, a área média, o percentual da área correspondente
aos 50% menores estabelecimentos e o percentual correspondente aos 5% maiores estabelecimentos. Não foi constatado um comportamento uniforme entre as Unidades da Federação e os resultados não comprovam a hipótese de relação entre modernização agrícola e aumento da concentração na distribuição da terra.

Biografia do Autor

Paulo Marcelo de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Revisor de periódico da Revista de Economia e Agronegócio, Revisor de periódico da Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), Revisor de periódico da Boletim de Indústria Animal (Impresso), Revisor de periódico da Nexos Econômicos (Salvador), Revisor de periódico da Scientia Agrária Paranaensis (UNIOESTE. Impresso), Revisor de periódico da Organizações Rurais e Agroindustriais (UFLA), Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Tropical (Impresso), Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Revisor de periódico da Revista Econômica do Nordeste. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Modernização, Mudanças estruturais, agricultura.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

de Souza, P. M., & de Lima, J. E. (2018). A distribuição da terra no Brasil e nas Unidades da Federação, 1970.95/96. Revista Econômica Do Nordeste, 34(1), 113–132. https://doi.org/10.61673/ren.2003.809

Edição

Seção

Artigos