Produtos genéricos: análise de sua aceitação no mercado da cidade de Natal.

Autores

  • Tereza de Souza Universidade Potiguar - UNP
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Dante Jorge Bianch Neto

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.818

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Percepção do Consumidor, Medicamentos Genéricos

Resumo

O presente estudo tem como foco analisar a aceitação dos medicamentos genéricos em dois segmentos: balconistas/gerentes de drogarias ou farmácias e o consumidor final, na cidade do Natal. Essa preocupação surgiu a partir de evidências de que os medicamentos de marca, ou seja, éticos estão perdendo sua fatia de mercado para os genéricos, o que se confirmou, pois os resultados demonstraram que a aceitação dos genéricos tem como base três fatores: qualidade, preço e eficiência. O preço foi destacado como a principal causa da demanda por esse produto, em virtude de os preços dos produtos de marca ou ético terem sido elevados nos últimos anos. As fontes de informação utilizadas foram entrevistas realizadas com 60 balconistas/gerentes e 250 consumidores finais, aos quais foi indagado sobre como obtiveram informações acerca dos genéricos. Esses últimos informaram que os meios pelos quais tiveram mais acesso foram: TV e
Rádio, resultado das campanhas desenvolvidas pelo Governo Federal, cujo objetivo foi conscientizar a população dos benefícios desses medicamentos. A pesquisa identificou uma tendência de crescimento do mercado desse medicamento em nível de região de forma semelhante a indicativos de pesquisa realizada em nível nacional.

Biografia do Autor

Tereza de Souza, Universidade Potiguar - UNP

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1970), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais(1982) e doutorado em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP(1991). Atualmente é professor titular da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Marketing, Cooperativas, Estratégias, Plano de Marketing, Artesão associado e não associado. 

Maria Valéria Pereira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Mercadologia, Logística, Recursos Humanos e Administração Geral. Líder do grupo de pesquisa Método do Caso - UFRN. Dentre as principais áreas de interesse estão: Estratégia, Casos Para Ensino, Interface Marketing-Logística, Turismo.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

de Souza, T., de Araújo, M. V. P., & Bianch Neto, D. J. (2018). Produtos genéricos: análise de sua aceitação no mercado da cidade de Natal. Revista Econômica Do Nordeste, 34(1), 179–196. https://doi.org/10.61673/ren.2003.818

Edição

Seção

Artigos