Tipologia dos produtores de ovinos e caprinos no estado do Ceará

Robério Telmo Campos

Resumo


Procura tipificar, caracterizar e determinar a rentabilidade econômica de cada grupo de produtores de ovinos/caprinos dos municípios de Tauá e Morada Nova, no Estado do Ceará, agrupados segundo o nível tecnológico de produção praticado. Os dados são de natureza primária, coletados através da aplicação de questionários. Apesar de existirem vários métodos de agrupamentos, apresenta-se como proposta metodológica uma técnica, relativamente simples, que produz resultados semelhantes aos do método de Ward. Foram encontrados três sistemas de produção, batizados pela ordem de número de práticas tecnológicas usadas de “alta defasagem tecnológica”, “regular defasagem tecnológica”, “baixa defasagem tecnológica”. Nenhum produtor se enquadra na situação de alto nível tecnológico. Conclui-se que a tecnologia faz a diferença e qualquer que seja o sistema de produção adotado, há um número mínimo de técnicas ou
práticas a serem programadas, sem as quais a ovinocaprinocultura não oferece resultados econômicos positivos e compensadores. Além disso, concomitantemente, a adequada disponibilidade de benfeitorias (apriscos, cercas, currais, etc.), máquinas, implementos, pastagem e água no estabelecimento, além de um mínimo de recursos financeiros, condicionam a aplicação de melhor tecnologia na produção de ovinos e caprinos.


Palavras-chave


Produtores de ovinos-Tauá-Tipologia; produtores de ovinos-Morada Nova-Tipologia; produtores de caprinos-Tauá-Tipologia; produtores de caprinos- Morada Nova-Tipologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter