A descentralização do financiamento rural da Indonésia é um exemplo para o Brasil?

Autores

  • Amaury Patrick Gremaud Universidade de São Paulo - USP
  • Rudinei Toneto Junior Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.835

Palavras-chave:

Microcrédito, financiamento rural e descentraliza ção.

Resumo

O presente artigo, partindo de algumas breves considerações acerca dos problemas relativos ao
financiamento rural em geral e do caso brasileiro em particular, questiona até que ponto as experiências de financiamento rurais relativas aos pequenos produtores na Indonésia, consideradas bem-sucedidas tanto pelo elevado impacto como pela sua sustentabilidade,
poderiam servir de algum modo para uma reestruturação institucional do sistema de financiamento rural brasileiro. A evolução histórica do sistema indonésio permite constatar a presença de uma longa tradição de bancos locais, reforçada no período recente. Existe, porém, como no Brasil, uma forte participação do setor público, com épocas de repressão financeira e desregulamentação. O financiamento rural também foi centralizado em bancos estatais e teve problemas semelhantes ao brasileiro. O sistema indonésio, entretanto, passou por uma reformulação baseada na descentralização, mesmo que preservando o caráter estatal, o que pode servir como exemplo para a reestruturação do financiamento rural no Brasil.

Biografia do Autor

Amaury Patrick Gremaud, Universidade de São Paulo - USP

Atualmente é professor doutor do Departamento de Economia da FEA-RP na Universidade de São Paulo e coordenador do curso de Economia da FEA-RP /USP, atuando também junto ao Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina e no Mestrado em Gestão de Organizações de Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da mesma Universidade. Foi Diretor da Escola Técnica e de Gestão da USP, Diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - MEC e Diretor Geral da ESAF - Ministério da Fazenda. Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo(1992) e doutorado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo(1997).

Rudinei Toneto Junior, Universidade de São Paulo - USP

Professor Titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como docente na graduação e pós-graduação. Possui graduação (1988), mestrado (1992), doutorado (1997) e Livre-Docência (2004) em Economia pela Universidade de São Paulo. Atuou como Chefe do Departamento de Economia da FEARP-USP (2002-2004) e como Diretor da FEARP-USP (2006-2010), Coordenador da Administração Geral da USP (2014-2016). Pesquisador Visitante no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Illinois - Urbana/Champaign em 2006 e 2010. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Economia de Baixo Carbono da Universidade de São Paulo. Possui diversos trabalhos sobre Economia Brasileira, Economia Monetária e Fiscal, Desenvolvimento Econômico e Economia Agrária e Recursos Naturais. Os trabalhos recentes concentram-se na avaliação dos impactos da expansão da bioenergia; na evolução do déficit de acesso aos serviços de saneamento básico e nos determinantes do investimento do setor O foco dos trabalhos refere-se a análise de mecanismos de financiamento e o impacto sobre o desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Gremaud, A. P., & Toneto Junior, R. (2018). A descentralização do financiamento rural da Indonésia é um exemplo para o Brasil?. Revista Econômica Do Nordeste, 34(4), 591–606. https://doi.org/10.61673/ren.2003.835

Edição

Seção

Artigos