Análise técnico-econômica da pecuária leiteira no município de Quixeramobim - estado do Ceará

Autores

  • Fernando Ivo Frota de Holanda Júnior Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Roberio Telmo Campos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.836

Palavras-chave:

Pecuária leiteira-análise técnico-econômica, produção de leite-fatores limitantes, Produção de leite-Ceará, Pecuária leiteira-Quixeramobim.

Resumo

O estudo analisa técnica e economicamente a pecuária leiteira desenvolvida no município de Quixeramobim, o qual apresenta uma das maiores produções de leite do Ceará. Em seguida, identifica os principais fatores limitantes à produção de leite. Os dados foram provenientes de pesquisa direta, por meio de questionário, aplicada junto aos produtores. A análise técnica, feita com base na caracteriza ção dos produtores, leva em consideração alguns aspectos técnicos, políticos e econômicos. Na análise econômica, usa indicadores de viabilidade que apresentaram resultados médios desfavoráveis para amostra estratificada composta por quatro grupos de produtores. Por exemplo, o preço médio ao produtor, por litro de leite, foi menor que o custo unitário do litro de leite. Concluiu-se que, além da seca, existem outros fatores limitantes ao desenvolvimento da atividade, tais como: descapitalização dos produtores, ineficiência ou até mesmo ausência de assistência técnica, falta de organização dos produtores, ineficiência administrativa dos produtores, baixa qualidade do rebanho e falta de uma política específica para o setor.

Biografia do Autor

Roberio Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

de Holanda Júnior, F. I. F., & Campos, R. T. (2018). Análise técnico-econômica da pecuária leiteira no município de Quixeramobim - estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 34(4), 621–646. https://doi.org/10.61673/ren.2003.836

Edição

Seção

Artigos