Decomposição da pobreza no Nordeste brasileiro por setor de atividade Econômica e entre os Componentes crescimento e redistribuição da renda no período 1995- 2009

Autores

  • Sabrina Martins de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Magno Vamberto Batista da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.84

Palavras-chave:

Nordeste, Pobreza, Setor de Atividade.

Resumo

Estuda a evolução da pobreza no Nordeste brasileiro no período 1995-2009, para o que usa as técnicas de decomposição da pobreza por setor de atividade econômica e entre os componentes crescimento e redistribuição da renda. Foram utilizados dados secundários sobre a renda mensal domiciliar per capita, obtidos a partir das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a decomposição da pobreza por setor de atividade econômica, adota o método desenvolvido por Huppi e Ravallion (1990) e Ravallion e Huppi (1991), e para a decomposição entre os componentes crescimento e redistribuição, o método elaborado por Datt e Ravallion (1992). Os resultados obtidos para a decomposição por setor de atividade apontam que os setores com maior contribuição para a redução da pobreza foram: agrícola, administração pública, indústria de transformação, comércio e reparação e construção e que, de maneira geral, a mudança na pobreza dentro dos setores de atividades (efeito intrassetorial) contribuiu mais para a redução da pobreza agregada do que o deslocamento da população entre esses setores (efeito intersetorial). Já os resultados para a decomposição entre os componentes crescimento e redistribuição indicam, na maioria dos casos, que o crescimento da renda foi o fator que mais contribuiu para a redução da pobreza.

Biografia do Autor

Sabrina Martins de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestra em Economia, linha Economia do Trabalho, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Atua principalmente nas áreas: economia do trabalho, economia regional e economia da inovação. Recentemente aprovada para o doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2016.

Magno Vamberto Batista da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor Associado I, e pertence ao quadro de docentes efetivos dos Cursos de Graduação em Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Concentração espacial das atividades econômicas, convergência de renda e Nova Geografia Econômica.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Araújo, S. M. de, & Silva, M. V. B. da. (2016). Decomposição da pobreza no Nordeste brasileiro por setor de atividade Econômica e entre os Componentes crescimento e redistribuição da renda no período 1995- 2009. Revista Econômica Do Nordeste, 44(3), 693–718. https://doi.org/10.61673/ren.2013.84

Edição

Seção

Artigos