ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (1998/2013)

Autores

  • Suzana Quinet Bastos UFJF https://orcid.org/0000-0002-8080-1486
  • Bruno Moraes Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Ricardo Soranço Andrade Cruz UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.849

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família (ESF), Atenção Primária à Saúde, Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE).

Resumo

Este artigo analisa a evolução da Estratégia de Saúde da Família (ESF), programa do governo federal que surgiu em 1994, visando a reorganização da atenção primária à saúde no Brasil. Como metodologia utiliza a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) que permite visualizar e acompanhar a dispersão espacial das equipes da saúde da família. A base de dados é disponibilizada pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAB/MS), para os municípios brasileiros, de 1998 a 2013. Como conclusão verifica-se elevação no grau de cobertura da ESF ao longo dos anos, especialmente nos municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Observa-se na fase de implantação do programa a predominância de clusters do tipo Baixo-Baixo, isto é, municípios com baixa cobertura rodeados por municípios com também baixa cobertura. A partir da fase de desenvolvimento observa-se maior aleatoriedade espacial dos clusters, ocorre a diminuição dos clusters do tipo Baixo-Baixo, mais municípios aderem ao programa e outros atingem as metas, demonstrando a evolução do ESF.

Biografia do Autor

Suzana Quinet Bastos, UFJF

Professora titular da UFJF

Professora do PPGE/UFJF

Bolsita de produtividade Cnpq

Pesauisadora Mineira 

Bruno Moraes Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoando em economia PPGE/UFJF

Professor de Economia e Gestão de Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e coordenador do curso técnico em administração do IFRJ-Campus Niterói. 

Ricardo Soranço Andrade Cruz, UFJF

Bolsista de Iniciação cientifica UFJF

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Bastos, S. Q., Gomes, B. M., & Andrade Cruz, R. S. (2018). ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (1998/2013). Revista Econômica Do Nordeste, 49(4), 75–88. https://doi.org/10.61673/ren.2018.849

Edição

Seção

Artigos