DESPESAS PÚBLICAS E ILUSÃO FISCAL: UMA APLICAÇÃO DE DADOS EM PAINEL PARA OS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Edson Zambon Monte Universidade Federal do Espírito Santo - UFES http://orcid.org/0000-0002-6878-5428
  • Rodrigo Inocêncio Bessa Pinto Graduando em Economia; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.913

Palavras-chave:

Despesas Públicas Locais, Ilusão Fiscal, Dados em Painel, Espírito Santo.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito da ilusão fiscal sobre a demanda de gastos públicos nos municípios do Espírito Santo, baseando-se na teoria do eleitor mediano. As análises econométricas foram realizadas por meio dos modelos de dados em painel, utilizando como referência os anos de 2000 e 2010. Em relação aos resultados, a variável simplicidade apresentou coeficiente negativo e a variável transferências intergovernamentais relação positiva com os gastos públicos locais, conforme o esperado no que se refere à ilusão fiscal. Ressalta-se a forte influência das transferências nas despesas públicas dos municípios capixabas, sendo essa muito superior ao efeito da renda mediana, que se mostrou insignificante estatisticamente em alguns casos. Os resultados apresentados corroboram presença do efeito de ilusão fiscal no contexto das despesas públicas dos municípios do Espírito Santo.

 

Biografia do Autor

Edson Zambon Monte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2016). Atualmente é professor do departamento de Economia da UFES, ministrando aulas nas áreas de econometria e microeconomia. Linha de pesquisa principal: métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos aplicados à economia e ao meio ambiente.

Rodrigo Inocêncio Bessa Pinto, Graduando em Economia; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduando em Economia; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Monte, E. Z., & Bessa Pinto, R. I. (2019). DESPESAS PÚBLICAS E ILUSÃO FISCAL: UMA APLICAÇÃO DE DADOS EM PAINEL PARA OS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO. Revista Econômica Do Nordeste, 50(2), 147–161. https://doi.org/10.61673/ren.2019.913

Edição

Seção

Artigos