ANÁLISE REGIONAL DAS POLÍTICAS DE APOIO À C,T&I: UM ESTUDO PRELIMINAR DA ESTRUTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO NORDESTE

Autores

  • Tissiana de Sousa Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Maria Rita Milani Universidade Federal de Alagoas
  • Verônica Nascimento Brito Antunes UFRRJ/UFAL https://orcid.org/0000-0003-2273-7460

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.923

Palavras-chave:

Políticas de apoio à C, T&I, desenvolvimento regional, Nordeste

Resumo

Disseminada no Brasil a partir de 2003, a nova agenda da Política Científica, Tecnológica e de Inovação ressalta o fortalecimento da integração das políticas públicas nacionais, a ampliação de recursos públicos destinados ao fomento das atividades em questão, bem como a estratégia de indução do desenvolvimento socioeconômico regional. Neste sentido, o presente artigo pretende examinar as políticas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), buscando compreender a capacidade de tais instrumentos propulsionarem o desenvolvimento da região Nordeste. Especificamente, objetiva-se caracterizar e analisar as políticas públicas para o desenvolvimento da C,T&I durante o período de 2003 a 2015, bem como avaliar os resultados desses instrumentos através de quatro indicadores – empresas que aderiram aos incentivos fiscais à inovação; volume de investimentos em C,T&I, aperfeiçoamento da rede de ensino superior e dos recursos humanos e qualificação da pauta de exportação nordestina. Para tanto, utilizou-se como instrumental analítico o método histórico-estruturalista e estatísticas descritivas, com foco na análise de políticas públicas. Por meio do levantamento de dados junto às fontes oficiais, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificaram-se os indicadores de interesse e verificou-se o sentido de seus comportamentos. Observou-se no período em questão, a evolução nos dispêndios em C,T&I, o aumento do número de universidades, do número de doutores na região e o crescimento da produção física industrial, o que sugere o fortalecimento da base científica e tecnológica em termos nacionais. Não obstante as importantes mudanças apresentadas, os indicadores ainda demonstram os grandes desequilíbrios regionais no que concerne à infraestrutura econômica, técnica e científica brasileira.

Biografia do Autor

Tissiana de Sousa Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Endereço Postal: FEAC-UFAL - Campus A.C. Simões Av. Lourival de Melo Mota, Bloco 16, 1º andar Tabuleiro do Martins/ Maceió-AL, 57072-970. Contato (82) 3214-1222.

Ana Maria Rita Milani, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas FEAC-UFAL; Email: anamilani16@hotmail.com, Endereço Postal: FEAC-UFAL - Campus A.C. Simões Av. Lourival de Melo Mota, Bloco 16, 1º andar Tabuleiro do Martins/ Maceió-AL, 57072-970. Contato (82) 3214-1222.

Verônica Nascimento Brito Antunes, UFRRJ/UFAL

Doutora em Ciências, políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimentos pela Universidade Feral do Rio de Janeiro; Professora Adjunta do Curso de Ciências Econômicas da UFRRJ, em colaboração técnica na FEAC UFAL; Email: veronicanbantunes@gmail.com; Endereço Postal: FEAC-UFAL - Campus A.C. Simões Av. Lourival de Melo Mota, Bloco 16, 1º andar Tabuleiro do Martins/ Maceió-AL, 57072-970. Contato (82) 99842-6610.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Silva, T. de S., Milani, A. M. R., & Antunes, V. N. B. (2019). ANÁLISE REGIONAL DAS POLÍTICAS DE APOIO À C,T&I: UM ESTUDO PRELIMINAR DA ESTRUTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 50(3), 107–123. https://doi.org/10.61673/ren.2019.923

Edição

Seção

Artigos