ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS TRATAMENTOS HOSPITALARES DE HIV/AIDS E SEUS DETERMINANTES NAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL

Autores

  • Letícia Xander Russo Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0001-9592-8212
  • Marcos Aurélio Brambilla Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Cássia Kely Favoretto Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.958

Palavras-chave:

Economia da saúde, infecções sexualmente transmissíveis, análise envoltória de dados, modelo Tobit, saúde pública.

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar a (in)eficiência das unidades federativas do Brasil na realização dos tratamentos hospitalares de HIV/AIDS e os determinantes socioeconômicos e de prevenção associados a este comportamento, entre 2008 e 2016. Para tanto, utilizou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA) com orientação ao output e o modelo Tobit com dados em painel. Para o DEA, os inputs considerados foram o valor gasto com o tratamento hospitalar, número total de leitos hospitalares e quantidade de médicos especialistas. Os outputs referem-se ao número de internações para o tratamento de HIV/AIDS e dias de permanência. Observou-se que cinco estados (Amazonas, Rondônia, Roraima, Paraíba e Rio Grande do Sul) obtiveram maior destaque na eficiência do tratamento total de HIV/AIDS no período analisado. Além disso, distribuição de preservativos, número de pessoas vivendo com HIV/AIDS em terapia antirretroviral e número de novos casos notificados foram associados negativamente aos estados ineficientes; enquanto óbitos por causa básica HIV/AIDS e proporção de homens impactaram positivamente a ineficiência. Ressalta-se a importância de políticas públicas direcionadas à prevenção e à assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS para a eficiência nos tratamentos hospitalares da doença, com destaque para a terapia antirretroviral e serviços de atenção à saúde.

Biografia do Autor

Letícia Xander Russo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). 

Marcos Aurélio Brambilla, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Cássia Kely Favoretto Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em economia pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Russo, L. X., Brambilla, M. A., Costa, C. K. F., & Cunha, M. S. da. (2019). ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS TRATAMENTOS HOSPITALARES DE HIV/AIDS E SEUS DETERMINANTES NAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 50(4), 79–95. https://doi.org/10.61673/ren.2019.958

Edição

Seção

Artigos