Desigualdade financeira regional: vazamento de depósitos no Nordeste brasileiro

Autores

  • Lucas André Ajala Sorgato Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.96

Palavras-chave:

Vazamento de depósitos, Desigualdade financeira regional, Pós-keynesianos.

Resumo

O objetivo deste artigo é explicar porque a concentração do sistema bancário no País favorece o vazamento de depósitos (transferência de recursos interbancários de uma região para outra) e a desigualdade financeira em nível regional, tomando como estudo de caso a Região Nordeste, tendo como referencial teórico a abordagem pós-keynesiana de economia regional. A concentração bancária brasileira ganhou força a partir da criação do Plano Real, em 1994, com a estabilização monetária. Os dados do trabalho demonstram que tal aglomeração ocorreu na região mais desenvolvida, a Sudeste, em detrimento das demais. O approach pós-keynesiano, por sua vez, explica este fenômeno por meio da estratégia dos bancos que tendem a gerar maiores volumes de empréstimos nas regiões onde possuem melhores informações, o que se traduz em menor incerteza, riscos e preferência pela liquidez. As regiões menos dinâmicas e economicamente instáveis sofrem com a insuficiência da oferta de crédito, o que pode contribuir para reforçar as desigualdades regionais. Como resultado, a hipótese validada, a partir da metodologia desenvolvida pela agenda de pesquisa pós-keynesiana, foi a de que o aumento da preferência pela liquidez dos bancos em regiões periféricas como o Nordeste favorece estratégias de transferência de depósitos para as localidades mais desenvolvidas, caso do Sudeste, o que explica o vazamento de depósitos.

Biografia do Autor

Lucas André Ajala Sorgato, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2009), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (2015). Foi Diretor de Estudos e Pesquisas - Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas e Bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Atualmente é Sócio-Diretor da empresa Projete Consultoria, Consultor Credenciado do Sebrae/AL, Professor da Faculdade de Negócio de Alagoas - FAN e Bolsista DTI Nível A pela CNI/CNPq. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação e Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-keynesianos, Alagoas, Nordeste, Concentração Bancária e Desigualdade Regional. Já proferiu mais de 70 entrevistas e comentários para diversos meios de comunicação em Alagoas e no Nordeste.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Sorgato, L. A. A. (2016). Desigualdade financeira regional: vazamento de depósitos no Nordeste brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 17–31. https://doi.org/10.61673/ren.2014.96

Edição

Seção

Artigos