Dinâmica da indústria de Alagoas: uma análise da produtividade e da competitividade no período de 2007 a 2010

Autores

  • Reynaldo Rubem Ferreira Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Luciana Peixoto Santa Rita Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • José Francisco Oliveira de Amorim Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.99

Palavras-chave:

Competitividade, Produtividade e desempenho industrial.

Resumo

A aferição do grau de competitividade industrial pode ser obtida por três tipos de indicadores: eficiência, desempenho e capacitação. A mensuração do indicador de desempenho obtém-se pela participação da empresa no mercado em certo espaço de tempo. O volume de exportações é aferidor de desempenho por excelência, enquanto que a produtividade é de eficiência. Este artigo apresenta a dinâmica da indústria alagoana com a análise da produtividade e competitividade no período de 2007 a 2010. Para tal, realizou-se estudo descritivo, utilizando dados obtidos por meio da Pesquisa de Desempenho Industrial mensalmente disponibilizada pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), além de dados das contas nacionais do IBGE (2010). Os procedimentos de análise de dados foram realizados com uso de técnicas estatísticas não paramétricas: Correlação de Pearson e Spearman, para verificar o grau de correlação entre o conjunto de três ou mais variáveis, como de análise multivariada, utilizando-se modelo de regressão linear simples, além da análise fatorial. Como resultado geral, comprovou-se aceitação de duas hipóteses formuladas, ou seja, a dinâmica competitiva da indústria alagoana depende do comportamento do setor sucroalcooleiro e do setor químico e rejeitou-se a hipótese em que os setores de commodities (sucroalcooleiro e químico) da indústria alagoana não foram afet

Biografia do Autor

Reynaldo Rubem Ferreira Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Reynaldo Rubem Ferreira Jr - Professor Associado IV da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984- UFPE), mestre em Economia Industrial pelo Programa Integrado de Mestrado em Economia e Sociologia (1990- PIMES/UFPE) e doutor em Política Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (1998 - IE/UNICAMP).Ex- Secretário Extraordinário do Estado de Alagoas (2004) , responsável pela coordenação dos estudos para implantação da Agência de Fomento do Estado, e Ex-Superintendente do PRODETUR-AL (2005).Ex- Diretor de Operações Financeiras da Agência de Fomento de Alagoas (AFAL). Atualmente é professor da graduação e do mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisador nas áreas de Macroeconomia, com foco em políticas macroeconômicas, Organização Industrial e Estruturas Financeiras, com ênfase em Economia e Sistemas de Inovação, Competitividade de Setores Industriais, Perfis Tecnológico e Sistemas de Financiamento Empresarial.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1993), graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal de Alagoas e ministra aulas no Curso de Graduação em Administração e nos Mestrados em Administração Pública (PROFIAP) e Economia Aplicada. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: cenários e políticas públicas, competitividade industrial, perfil tecnológico, economia de empresas e sistemas de inovação. Atua como pesquisadora na FIEA. Avaliadora do INEP e da EAD/CAPES.

José Francisco Oliveira de Amorim, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2010), Mestre em Economia Aplicada (2013) pelo CMEA/FEAC/UFAL. Possui experiência na área gerencial (consultoria e gestão de projetos), foi professor substituto de métodos quantitativos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC/UFAL), onde lecionou as disciplinas: Matemática I, Matemática II e Pesquisa Operacional. Professor assistente nível I na Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão, nos cursos de Economia e Contabilidade (Eixo Gestão) onde leciona as disciplinas de Introdução à Economia, Noções de Administração e Seminários Integradores II, e lecionou Estatística, Ecometria, Economia Política na Sociedade Contemporânea e Macroeconomia II. Possui experiência na área de métodos quantitativos (ensino e aplicação), economia industrial e estudos setoriais. Líder do grupo de estudo em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e Gestão.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Ferreira Junior, R. R., Santa Rita, L. P., & Amorim, J. F. O. de. (2016). Dinâmica da indústria de Alagoas: uma análise da produtividade e da competitividade no período de 2007 a 2010. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 70–87. https://doi.org/10.61673/ren.2014.99

Edição

Seção

Artigos