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dc.contributor.authorVIANA, Fernando Luiz E.-
dc.date.accessioned2022-04-27T10:55:04Z-
dc.date.available2022-04-27T10:55:04Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.citationVIANA, Fernando Luiz E. Indústria de bebidas alcoólicas. Fortaleza: ano 7, n.216, mar. 2022. (Caderno Setorial Etene)pt_BR
dc.identifier.uris1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/1159-
dc.description.abstractO mercado global de bebidas alcoólicas sofreu impacto relevante da pandemia da Covid-19, com forte queda das vendas em 2020 (-6,5%) e leve recuperação (+2,2%) em 2021, com maior impacto no chamado mercado on-trade (bares e restaurantes), devido às medidas de restrição tomadas nesses dois anos. No Brasil, apesar da pandemia, houve aumento da produção (0,3%) em 2020 e queda (-0,3%) em 2021. A perspectiva para o mercado brasileiro é de aumento das vendas a partir de 2022, com crescimento médio anual (CAGR) projetado de 5,4% até 2025. Entre as principais tendências do mercado mundial, que devem se refletir nos mercados nacional e regionais, destaca-se o maior equilíbrio entre o consumo de bebidas premium e de bebidas de menor preço de marcas tradicionais, a consolidação do e-commerce como canal de distribuição, a busca por produtos mais sustentáveis e o crescimento do consumo de produtos com baixo teor alcoólico e/ou sem álcool. Isso demandará adaptações de produtos e processos por parte das empresas já consolidadas e o surgimento de nichos a serem explorados por novos players. Em termos de perspectivas de investimentos, dado o baixo nível de utilização da capacidade da indústria de bebidas alcoólicas nacional, o momento atual é de parcimônia. Por outro lado, considerando as necessidades de adaptações nas linhas de produtos e tipos de embalagens utilizadas, a partir das tendências supracitadas, podem surgir necessidades de investimentos (e financiamentos), as quais devem estar relacionadas à fabricação de produtos que atenderão a nichos específicos de mercado, ou à adequação dos processos de produção às novas necessidades apontadas pelo mercado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherBanco do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCaderno Setorial Etene;n.216-
dc.subjectBebidas Alcoólicaspt_BR
dc.subjectTendências de Mercadopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectProdução de Bebidaspt_BR
dc.subjectComércio de Bebidaspt_BR
dc.titleIndústria de bebidas alcoólicaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
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