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Título: Migração familiar e trabalho infantil no Brasil urbano
Autores: MESQUITA, Shirley Pereira de
Palavras-chave: Migração Familiar
Trabalho de Menor
Brasil Urbano
Mercado de Trabalho
Pobreza
Data: 2012
Editora: Banco do Nordeste do Brasil
Citação: MESQUITA, Shirley Pereira de. Migração familiar e trabalho infantil no Brasil urbano. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2012. (Série BNB Teses e Dissertações,n.38)
Relatório da Série N.º: BNB Teses e Dissertações;n.38
Resumo: De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), é possível observar redução considerável nas estatísticas de trabalho infantil no Brasil ao longo do tempo. No ano de 1993, por exemplo, 20% das crianças entre 10 e 14 anos de idade exerciam algum tipo de atividade remunerada ou não-remunerada. Já em 2009, nessa mesma faixa etária, esse percentual sofreu uma forte diminuição, passando para 7,3% do total.1 Por outro lado, entre 1993 e 2009, o percentual de crianças que frequentam a escola na faixa em destaque passou de 88,3% para 97,7%. Outras informações levantadas a partir da referida pesquisa também merecem destaque. Entre as crianças que residiam no meio urbano, 23% daquelas que trabalhavam não frequentavam a escola em 1993, enquanto, em 2009, esse percentual se reduziu para 6,6%. No meio rural, o percentual de crianças que trabalhavam e não estudavam passou de 29% em 1993 para 4,2% em 2009. Essa evolução positiva pode estar relacionada a diversos fatores que têm afetado o cenário político e econômico do Brasil desde a década de 90: a estabilização de preços, o aumento real da renda do trabalho e o desenvolvimento de políticas de assistência social. Em especial, cabe enfatizar o papel dos programas sociais do governo voltados ao combate do trabalho infantil no Brasil, de forma direta, a exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que teve início em 1996, e indireta, a partir do Bolsa Família, iniciado em 2003.2 Apesar dos avanços no combate ao trabalho infantil e dos atuais indicadores de universalização do ensino fundamental, o ingresso precoce no mercado de trabalho ainda pode comprometer o progresso econômico de muitas famílias.
URI: http://s2dspg01.dreads.bnb:8080/s482-dspace/handle/123456789/173
ISBN: 978-85-7791-184-4
Aparece nas colecções:Série BNB Teses e Dissertações

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