23/08/2021

Desempenho das exportações brasileiras de carne bovina in natura no primeiro semestre de 2021

A representatividade das exportações brasileiras de carne bovina in natura aumentou, visto a situação de demanda doméstica moderada e a demanda externa crescente.


23/08/2021

Dica de sustentabilidade na agropecuária - Biodigestores: sustentabilidade e economia

O aquecimento global, a alta dos preços do petróleo e a racionalidade têm determinado a procura por combustíveis alternativos, menos poluentes e mais baratos. Nesse cenário, a utilização de biodigestores tem se destacado, contribuindo para o descarte de resíduos de forma ambientalmente adequada e para a produção de energia sustentável.


07/07/2021

Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19

O objetivo deste artigo é analisar o processo de reinvenção dos mercados da agricultura familiar brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente as (re)conexões a partir de sites e plataformas digitais de comercialização de alimentos e produtos com consumidores urbanos. Para tanto, foi realizado um amplo levantamento de informações em 38 iniciativas distribuídas geograficamente em todas as regiões do país. O trabalho mostra que os novos canais de comercialização digital da agricultura familiar do Brasil são fortemente baseados em organizações coletivas, visam construir cadeias curtas locais e regionais e abastecem a população com alimentos in natura, agroindustrializados e ecológicos com atributos de qualificação variados.


22/06/2021

Afinal, como a Taxa Selic, a Taxa de Juros e o Plano Safra impactam a vida do homem do campo?

Todo empreendimento, seja ele agrícola ou de qualquer outro setor, precisa tomar três importantes decisões financeiras: em que ativos alocar seus recursos, quais as origens destes recursos e como serão distribuídos os resultados deste empreendimento.


23/06/2021

Carta Conjuntura - Frigoríficos de carne bovina têm a maior taxa de ociosidade desde 2012

A ociosidade é estimada considerando a capacidade de abate diária do frigorífico e a quantidade de cabeças abatidas por dia, em porcentagem. Nos últimos tempos essa quantidade de gado não tem sido suficiente para ocupar a capacidade de abate dos frigoríficos.


26/03/2021

Hortifruti/Cepea: Como adaptar as vendas de HF, diante da queda do poder aquisitivo do brasileiro?

Confira as tendências de consumo que podem beneficiar o setor


18/03/2021

Dica de Sustentabilidade na Agropecuária - ESG no Campo

Nossa dica de sustentabilidade de hoje é para o produtor ou investidor rural ficar ligado no tema “ESG”. Trata-se de um termo em inglês (Environmental, Social and Governance), cunhado no meio internacional, e que tem seu correspondente em português na sigla ASG (Ambiental, Social e Governança). Foi criado para viabilizar a medição da sustentabilidade e dos impactos sociais de investimentos, empresas e negócios, seja no campo ou na cidade.


09/03/2021

Agricultura 4.0: a LGPD como proteção de dados e geração de valor

Com o aumento da acessibilidade aos smartphones e à rede mundial de computadores, o ambiente rural se aproximou de tecnologias como Big Data, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). Com isso, questões de privacidade e de segurança despontaram, pois nos dados extraídos de máquina, produção, fundiário e financeiro, temos as informações sensíveis, que identificam lavradores e funcionários, assim como os clientes e os próprios produtores, por exemplo. Esses dados pessoais têm valor econômico considerável, o que desperta interesse para a exploração de novos negócios.


09/03/2021

Potencial da produção de própolis no Nordeste

Os efeitos terapêuticos da própolis são conhecidos há séculos pela humanidade, suas propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante, entre outras, fazem da própolis um dos produtos apícolas mais valorizados atualmente pelo mercado internacional. O Brasil é um grande produtor e exportador de própolis e o Nordeste possui um potencial ainda não explorado, a apicultura nordestina está concentrada na produção de mel e falta conhecimento científico sobre a própolis produzida na Região. Os estudos realizados com a própolis, principalmente com a verde e com a vermelha, tem resultado numa quantidade relativamente grande de produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos que contêm própolis e que estão disponíveis em lojas de produtos naturais ou na internet. A própolis também é disponibilizada no comércio na forma de capsulas e extratos. Em 2020, a pandemia da Covid-19 levou a uma crescente busca por produtos e alimentos que conferem maior imunidade, assim, assistiu-se a um forte crescimento da demanda por todos os tipos de própolis, inclusive pela própolis de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir), árvore amplamente encontrada no semiárido nordestino. Entretanto, os estudos sobre a caracterização e potencial farmacológico dessa própolis ainda são escassos, sem o conhecimento das suas propriedades não há como o mercado se consolidar.


10/12/2020

Sorgo biomassa BRS 716 da Embrapa garante altas produtividades em condições de seca

Além do elevado potencial para a produção de biomassa, com forte apelo para a geração de energia em usinas, a cultivar de sorgo BRS 716, desenvolvida pela Embrapa, tem mostrado grande versatilidade de cultivo em condições de pouca chuva na segunda safra, após a colheita da soja. Nessa época de semeio é possível produzir forragem para o gado e cobertura do solo para o sistema plantio direto. Essas constatações foram obtidas por meio de experimento realizado em parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo e a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Campus de Botucatu-SP. O estudo revelou que, mesmo sob condições limitantes de água em razão do período de cultivo, a cultivar chegou a produzir quase 14 toneladas por hectare de matéria verde. Os dados foram apresentados em novembro durante a 9ª Jornada Científica e Tecnológica da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, sendo que o trabalho foi premiado como a melhor apresentação oral na área de Agronegócio.