Voltar Agricultores familiares, mini e pequenos produtores receberam 71,5% do crédito rural do BNB em Alagoas

Agricultores familiares, mini e pequenos produtores receberam 71,5% do crédito rural do BNB em Alagoas
Microfinanças Maceió (AL), 21/11/2022

Dos R$ 546 milhões financiados pelo Banco do Nordeste ao setor rural alagoano, este ano, 71,5% foram destinados a agricultores familiares e a mini e pequenos produtores rurais, público considerado prioritário para a instituição. Os dados são de contratações realizadas até o mês de outubro, que totalizam R$ 390,5 milhões para esses segmentos. O valor representa crescimento de 43,5% em relação ao mesmo período de 2021.

O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, destaca que os financiamentos do Banco do Nordeste representam 60% de todo o crédito rural do estado. “Nesse âmbito, destinamos, ainda, a maioria dos recursos para a agricultura familiar e pequenos produtores, por entendermos a importância desse segmento para a economia e o abastecimento alimentar, além da geração de emprego e renda no campo, com forte relevância social”, afirmou.

O gestor ressaltou que, entre o crédito destinado à agricultura familiar, no período analisado em Alagoas, 81,5% dos valores contratados com o BNB foram para microempreendedores rurais, atendidos pelo programa Agroamigo, que utiliza metodologia própria com orientação creditícia. 

Os dados do Banco do Nordeste revelam também que, dos financiamentos realizados com agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais, até outubro, 70% foram destinados para atividades da pecuária e 30% para a agricultura, com destaque para criação de bovinos para leite e corte, ovinocultura, suinocultura, avicultura, e pesca, bem como para os cultivos do milho, cana-de-açúcar, banana, feijão, soja, mandioca, laranja, entre outros.

Em relação à localidade para onde esse crédito está sendo alocado, 61% dos financiamentos realizados com o segmento analisado foi para municípios do semiárido alagoano.

TAGS
agroamigo crédito microempreendedores agricultura familiar