Voltar Banco do Nordeste orienta sobre elaboração de projetos rurais em territórios da Paraíba

Banco do Nordeste orienta sobre elaboração de projetos rurais em territórios da Paraíba
Desenvolvimento Territorial João Pessoa (PB), 20/05/2022

Workshop com projetistas da Zona da Mata Norte, Borborema e Sertão
detalha etapas da instrução de projetos para solicitação de crédito

Aquisição de equipamentos, investimentos em tecnologias ou compra de insumos são exemplos de itens que demandam a busca por crédito. Na Paraíba, o Banco do Nordeste iniciou uma capacitação com projetistas para qualificar as propostas de crédito e viabilizar os investimentos no setor rural. O I Workshop de Formação de Projetistas Rurais 2022 ocorreu nesta sexta-feira, 20, com 17 profissionais que atuam na Zona da Mata Norte. A mesma capacitação deve ocorrer nos territórios da Borborema e do Sertão, ainda no primeiro semestre do ano.

A capacitação possui um momento teórico e outro prático, em que os participantes conhecem a documentação necessária para solicitação de crédito e simulam um financiamento. Itens, como o valor do bem a ser adquirido, as garantias e as receitas da propriedade rural, são indicados na análise da capacidade de pagamento do produtor e para o cálculo final do crédito a ser disponibilizado.

Em Mamanguape, os instrutores do curso foram os gerentes de relacionamento do Banco do Nordeste, Sidney Grangeiro e Thiago Leite. O encontro ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal e reuniu estudantes do curso de Ciências Agrárias e técnicos que trabalham nas secretarias de Agricultura dos municípios da Zona da Mata Norte.

“O Workshop tem essa finalidade de fomentar profissionais para a elaboração de projetos no setor rural, para que o crédito venha a ser um instrumento de qualificação da atividade exercida. O recurso disponibilizado com a proposta de crédito cumpre com o papel de impulsionar economicamente o território por meio desses agentes produtivos”, destaca o gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Daniel Diniz.

TAGS
workshop investimento super pb