Voltar Exposição com obras de artistas sergipanos celebra 70 anos do BNB, em Aracaju

Exposição com obras de artistas sergipanos celebra 70 anos do BNB, em Aracaju
Cultura Aracaju (SE), 21/10/2022

O Banco do Nordeste Cultural promove, a partir de quarta-feira (26), uma exposição comemorativa dos 70 anos do BNB. Com obras de 12 artistas sergipanos e curadoria local de Jane Junqueira, a mostra seguirá até 31 de dezembro no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A abertura ocorre às 18h e também celebra o Dia da Sergipanidade. 

A ação integra circuito realizado nos estados de atuação do Banco e expõe criações recém-adquiridas para integrar o acervo do Centro Cultural da instituição. “A história do BNB se relaciona com os caminhos da arte nordestina e, por consequência, com a criação do Nordeste, tanto no sentido geográfico quanto cultural. Investir na aquisição de obras de arte nordestinas é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte brasileira”, diz a consultora do Banco do Nordeste Cultural, Jacqueline Medeiros.

A consultora, que também assina a curadoria da exposição, explica que nessa ação foram adquiridas obras de Adauto Machado, Alan Adi, Ana Denise, Bené Santana, Claudia Nên, Elias Santos, Fábio Sampaio, Flávio Antonini, Hortência Barreto, Ismael Pereira, Márcia Guimarães e Tintiliano, com pinturas, fotografias e esculturas. As 12 obras podem ser visitadas de terça a domingo, das 10h às 15h.

Banco do Nordeste Cultural

O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia voltada ao fortalecimento das cadeias produtivas da cultura, visando à ampliação e disponibilização de ações culturais em todos os estados da área de atuação do Banco. Envolve os acervos artístico, histórico e bibliográfico, os Centros Culturais da instituição, a ocupação de equipamentos culturais, o patrocínio a projetos do segmento, a pesquisa e o crédito para empresas que movimentam o setor.

Composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais, o acervo geral da instituição está catalogado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança.

Como parte cultural da programação dos 70 anos do BNB, além das exposições, são realizadas outras atividades em 70 municípios da área de atuação do Banco, como o projeto Galerias Urbanas em 60 cidades da região e apresentações especiais nos Centros Culturais BNB, localizados em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).

Para conhecer um pouco mais as ações desenvolvidas pelo Banco do Nordeste Cultural, acesse o perfil no Instagram

SERVIÇO
Exposição Coleção Sergipe Banco do Nordeste - Novas Aquisições
Abertura: 26 de outubro (quarta-feira, às 18h)
Museu da Gente Sergipana (Av. Ivo do Prado, 398 - Centro, Aracaju)
Visitação: terça a domingo, das 10h às 15h

TAGS
ccbnb bnb70anos