Voltar Inovação no setor produtivo alagoano é impulsionado pelo Banco do Nordeste

Inovação no setor produtivo alagoano é impulsionado pelo Banco do Nordeste
Crédito Maceió (AL), 24/05/2022

Sistema de irrigação que distribui a água de forma precisa de acordo com a necessidade da planta e condições climáticas, automação do processo nutricional na avicultura, transformação de esterco úmido em adubo orgânico, monitoramento à distância do transporte de cargas, desenvolvimento de softwares utilizados em diversos países, criação de novos produtos, uso de energia solar e da Inteligência Artificial no processo produtivo. À primeira vista, podem parecer projetos distantes da realidade de Alagoas, mas todos os exemplos citados são de empreendimentos já implantados ou em implantação no estado. Em comum, o apoio do Banco do Nordeste, por meio do crédito diferenciado, em especial, da linha do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – Inovação que, desde 2019, já contratou R$ 63 milhões em iniciativas inovadoras do setor produtivo alagoano.  

Para o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, a cultura de inovação vem se fortalecendo entre o empresariado e produtores do estado. “O Banco tem recebido projetos de alta qualidade em temos de inovação e uso de tecnologias digitais que otimizam a produção e inovam não apenas na criação de produtos, mas também no processo produtivo. No setor rural, já é realidade a instalação de empreendimentos que utilizam a agricultura de precisão, bem como a tecnologia do melhoramento genético do rebanho. Na indústria, apoiamos diversas empresas na criação de novos produtos, a exemplo de derivados do coco e do mel, além de outros segmentos como o de cerâmica. Já no setor de serviços, podemos citar o apoio do Banco à empresa especializada na segurança e monitoramento do transporte de cargas, projeto alagoano que já possui filiais em São Paulo, Minas Gerais, na região Sul e em outros estados do Nordeste”, ressalta.

Ele também destaca o recente contrato realizado com o BNB para a instalação em Alagoas de uma unidade produtora de ovos totalmente automatizada, baseada na utilização de softwares e equipamentos tecnológicos que primam pela otimização do processo produtivo, segurança alimentar, bem estar animal e sustentabilidade. O projeto inclui irradiação dos ovos com luz ultravioleta para desinfecção, bem como checagem da integridade das cascas por meio de rápidas batidas por reflexo sonoro. Além disso, está projetado um secador de dejetos que transforma o esterco úmido das aves poedeiras em adubo orgânico.

Os recursos do Programa de Financiamento à Inovação para empresas e empreendimentos rurais são oriundos do FNE e podem ser aplicados, no setor não rural, na implementação de um produto, serviço ou processo novo ou significativamente melhorado ou de um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas, contemplando investimentos em obras e aquisição de bens de capital; e capital de giro, quando exclusivamente associado ao investimento. Já na área rural, o crédito é destinado a projetos para inovação tecnológica nos empreendimentos agropecuários, contemplando investimento rural e custeio associado ao investimento.

TAGS
fne setor produtivo inteligência artificial