Voltar Turismo alagoano aumenta demanda por crédito do Banco do Nordeste para novos empreendimentos

Turismo alagoano aumenta demanda por crédito do Banco do Nordeste para novos empreendimentos
AL Litoral de Maragogi é uma das regiões com projetos de novos empreendimentos hoteleiros com demanda por crédito do BNB
Desenvolvimento Territorial Maceió (AL), 14/02/2025

O Banco do Nordeste (BNB) tem constatado aumento na demanda por crédito do setor turismo em Alagoas. Ao menos 10 novos projetos já estão em negociação com a instituição financeira para financiamento, neste ano, de implantação de empreendimentos hoteleiros. Além desses, propostas de reforma de equipamentos turísticos também estão tramitando, o que soma um montante de cerca de R$ 640 milhões em negociação.

De acordo com o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis, “o aquecimento do setor alagoano, com destinos turísticos amplamente divulgados no Brasil e exterior, bem como a construção do aeroporto em Maragogi tem impulsionado a demanda por novos empreendimentos que, para se viabilizarem, muitas vezes, precisam do apoio do crédito; e o Banco do Nordeste, por se tratar de um banco de desenvolvimento, trabalha com taxas atrativas e condições favoráveis para esse tipo de investimento”, afirma.

Sidinei destaca ainda as parcerias com as três esferas do governo e com instituições ligadas ao setor, o que, segundo o gestor, potencializa a atração de novos investidores. O superintendente ressalta que as propostas em negociação com o BNB em Alagoas abrangem novos empreendimentos, de pousadas a resorts, na capital, litoral norte, litoral sul e sertão, com aumento da procura na região de Porto de Pedras, que integra a conhecida Rota Ecológica dos Milagres. 

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em publicação no portal oficial do Governo do Estado de Alagoas (www.alagoas.al.gov.br), a temporada 24/25, que compreende os meses de dezembro de 2024 a março de 2025, será a maior da história. O órgão expressa a expectativa de receber mais de um milhão de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e projeta a injeção de cerca de R$ 2,5 bilhões na economia alagoana.

TAGS
alagoas economia turismo empreendimentos turísticos