Voltar Vendas de final de ano estimulam busca por microcrédito do BNB

Vendas de final de ano estimulam busca por microcrédito do BNB
Microfinanças Fortaleza (CE), 21/09/2022

O tradicional aquecimento da economia no último quadrimestre do ano estimula o início ou a ampliação de pequenos negócios, sobretudo, pela expectativa de aumento das vendas nesse período. O movimento é percebido no número de pessoas que realizam, pela primeira vez, uma operação de crédito nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Segundo dados do Crediamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste, esse período registra um aumento médio de 5,5% de clientes que realizam sua primeira contratação.

“Esse período conhecido como b-r-o-bró é quando temos eventos comemorativos todos os meses e, em especial, o Natal, que é costumeiramente uma data “aquecida” no comércio pela ampliação do volume de vendas. Por isso, muitos empreendedores aproveitam essa sazonalidade para receber o crédito orientado do BNB e investir em produtos, na ampliação ou diversificação de estoques. Com isso, conseguem fazer um dinheiro extra”, afirma o superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas, Fabrizzio Leite Feitosa.

Os últimos quatro meses do ano concentram 35% de todas as operações do programa no ano. Deste volume, 89% das contratações são no setor de comércio. “Essa é a modalidade mais comum para quem está iniciando um negócio, pelo aumento de demanda dos consumidores. Concedemos crédito de forma orientada, estimulando esse empreendedorismo ‘temporário’ para que seja feito de modo planejado e se torne um negócio viável, que tenha continuidade”, complementa Fabrizzio.

O programa oferece crédito nas modalidades individual e solidário, para grupos. Além de capital de giro, os microempreendedores podem utilizar os recursos para investimento fixo e capacitação. As taxas de juros são a partir de 1,89% ao mês, prazos de até 24 meses, além de carência que pode chegar a 180 dias, de acordo com a operação. Os clientes também têm acesso a conta corrente sem tarifa e o aplicativo Crediamigo para movimentação da conta e acompanhamento do crédito. O aplicativo permite, ainda, realizar a assinatura digital do empréstimo, permitindo a contratação do crédito sem que o cliente necessite sair do seu empreendimento até uma agência do Banco ou unidade de atendimento.

TAGS
crediamigo capital de giro linha de crédito