Integridade e Ética Integridade e Ética

Para difundir os princípios de integridade, ética e transparência entre empregados, clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de relacionamento, o Banco do Nordeste instituiu sua Política de Integridade e Ética.

Toda a prática cotidiana do Banco do Nordeste está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.

Política de Integridade e Ética

A Política de Integridade e Ética do Banco do Nordeste consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta Ética e Integridade da instituição.

Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.

Código de Conduta Ética e Integridade

O Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste estabelece os princípios e valores que norteiam a conduta de seus profissionais nos relacionamentos internos e com os diversos segmentos da sociedade.

Os princípios que fundamentam a conduta ética no Banco do Nordeste são: justiça, honestidade, democracia, cooperação, disciplina, governança, sustentabilidade, compromisso, confiança, civilidade, transparência, igualdade e respeito. 

O Banco conta com uma Comissão de Ética para difusão dos princípios éticos e do Código de Conduta, proporcionando um elevado padrão de comportamento que contribua efetivamente para a lisura e transparência das ações praticadas na condução dos negócios.

Denúncias

Caso encontre alguma irregularidade, sua denúncia pode ser feita de forma anônima clicando aqui ou por meio da nossa Ouvidoria:

  • Telefone, 0800-033-3033;
  • Telefone para atendimento às pessoas com alguma deficiência auditiva, 0800-033-3031;
  • Fax, pelo número (85) 3251-5858;
  • Carta  (Av. Doutor Silas Munguba, 5700 - Polo de Lazer -  Caixa Postal 628 - Passaré - CEP-60.743-902 - Fortaleza-CE);
  • Pessoalmente, no endereço informado acima.

Depoimentos de Integridade e Ética         

Anderson da Cunha Possa

Presidente do Banco do Nordeste (interino)

Hailton José Fortes 

Diretor Financeiro e de Crédito

Thiago Nogueira

Diretor de Ativos de Terceiros

Haroldo Maia Júnior

Diretor de Administração

Bruno Ricardo Pena

Diretor de Planejamento

 

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Palestra encerra IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste

Fortaleza (CE), 28 de setembro de 2020 – A palestra magna "Petrobras - Virando a página em favor da integridade", a cargo do diretor de Governança e Conformidade da empresa, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner,    encerra, nesta terça-feira, 29, o IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste. O evento começa às 9h30 e será transmitido pelo canal Banco do Nordeste Oficial, no YouTube (youtube.com/bancodonordesteoficial).

Doutor em Direito Público pela  Universidade Nova de Lisboa, Marcelo Zenkner é também mestre em Direito e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marcelo Zenkner foi secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo e recebeu, em 2016, a premiação "Top of Mind" - Public Authority pela Legal, Ethics and Compliance (LEC). Em agosto do ano passado, foi eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de diretor de Governança e Conformidade.

A palestra será mediada pela advogada e professora Pâmela Roque e, logo em seguida, o diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, conduzirá a interação com o público, composto de profissionais e gestores interessados no debate sobre a atual ambiência de governança no Brasil. 

A live dá continuidade à programação do Fórum, iniciado na segunda-feira passada (21), que foca no tema "Integridade e Sustentabilidade em Tempos de Crise". O objetivo do evento é debater as boas práticas na gestão pública em meio ao processo de retomada econômica. Devido à crise sanitária, é a primeira vez que o Fórum de Integridade e Ética do BNB ocorre totalmente de forma virtual.