Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

Exposição do cearense Efrain Almeida apresenta esculturas de pássaros em bronze

Peça da exposição “Uma pausa em pleno voo”, do artista cearense Efrain Almeida

Fortaleza, 13 de janeiro de 2015 – No próximo dia 20 de janeiro, às 19h, o Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560 - Centro) abre a exposição “Uma pausa em pleno voo”, do artista cearense Efrain Almeida, que apresenta conjunto de esculturas de pássaros, trabalhadas em bronze. As visitações seguem até 27 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Marcelo Campos, a exposição exibe trabalhos em instalações ou isoladas, além de aquarelas, porcelana e bordado, todos produzidos de 2012 a 2015.

O trabalho de Efrain recebeu recentemente destaque em uma das mais importantes feiras de arte internacional: a ‎Frieze 2015, em Londres.

Entre as obras expostas, a instalação “Uma coisa linda” tem 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da galeria em grupos de unidades variáveis, formando uma  cartografia determinada pelo artista.

Já a instalação “10 Hummingbirds” é composta por dez beija-flores, também em bronze policromado, com tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico.

Em “Plátano Bordallo”, o artista reproduz em porcelana um segmento de galho com insetos, instalado de modo perpendicular à parede.

Portfólio

Efrain Almeida é natural de Boa Viagem (CE), mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Museu de Arte Moderna (RJ). Começou a expor em 1987, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, tem mostrado seu trabalho em centenas de cidades do Brasil, Ásia, Europa e EUA.

Marcelo Campos é professor adjunto do Departamento de Teoria e Historia da Arte, Instituto de Artes da UERJ, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Ele desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea e possui textos publicados sobre arte brasileira e periódicos e catálogos nacionais e internacionais.

Serviço:

Uma Pausa em Pleno Voo

Artista: Efrain Ameida (CE/RJ)

Curadoria: Marcelo Campos (RJ)

Abertura: dia 20, qua, 19h

Visitação: 21 de janeiro a 27 de fevereiro de 2016


Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x