Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 
Voltar

Seminário de Reinvestimento é realizado no Piauí

Dando continuidade aos seminários de Reinvestimento, a Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no Piauí realizou, na última quarta (25), o seu encontro estadual. Além de gestores do Banco, da Sudene e empresários, estiveram presentes representantes das secretarias estaduais de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Planejamento, assim como do Conselho Regional de Contabilidade (PI), da Associação Brasileira de Hotéis (PI) e da Federação das Indústrias do Estado.

O Reinvestimento é uma renúncia fiscal, aprovada por lei e instituída pelo Governo Federal, que objetiva dotar de recursos financeiros empresas dos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura e do turismo, localizadas na área de atuação da Sudene. Por meio do produto, os empresários, em vez de recolherem integralmente o imposto de renda, calculado sobre o lucro da exploração, podem investir 30%, acrescido de parcela de recursos próprios correspondente a 50% desse valor, em seus projetos próprios de modernização e/ou complementação de equipamentos.

Para ter direito ao produto Reinvestimento, os empresários precisam estar regularizados e possuir lucro real tributado. “O Banco espera que essa informação chegue à maior quantidade de empresários possível. É um incentivo que precisa ser mais buscado pelos empresários, um produto que vem fortalecer dois fatores que toda empresa precisa ter para crescer. Por um lado, a tributação diminui, à medida que, em vez de pagar 100%, o empresário vai pagar somente 70% de imposto. Por outro lado, temos o aumento de recurso, já que a empresa pode utilizar 30% daquilo que era imposto e reinvestir para crescer”, ressaltou o superintendente estadual, Luiz Alberto da Silva Junior.

O empresário Antonio Carlos Carneiro  avaliou o encontro como bastante produtivo. “É uma parceria muito positiva, esclareceu muitos pontos. Nós, que queremos a redução de impostos, vamos atrás dessa jornada. Apesar de eu ser um pequeno empresário, vou ver se passo a minha empresa para o lucro real, para ter esse incentivo da Sudene”, afirmou.

Os seminários estaduais de Reinvestimento ocorrem até março e estão sendo realizados em todas as capitais do Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. 


Vídeos em Destaque Vídeos em Destaque



Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x