CITRICULTURA (LARANJA)

v. 9, n. 328, março, 2024

Authors

  • Maria de Fátima Vidal Banco do Nordeste do Brasil

Keywords:

Citrus, Laranja, Produção, Mercado, Suco, Bebidas, Nordeste

Abstract

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, sendo elevado o percentual da fruta destinado para a indústria; assim, o País é também o maior fornecedor de suco de laranja do mundo com aproximadamente 76% do mercado global da bebida. Os maiores importadores do suco de laranja do Brasil são a União Europeia e os Estados Unidos. A produção brasileira de citros está concentrada no polo citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro; a área de atuação do BNB responde por 7,4% da produção nacional, entretanto, o cultivo da laranja possui elevada importância social e econômica para Sergipe e Bahia no polo citrícola dos Tabuleiros Costeiros, onde está concentrada mais de 80% da área cultivada com a fruta na Região; a maioria dos produtores de laranja da área de atuação do BNB é de pequeno porte e enfrentam diversos problemas tais como fitossanitários, mercadológicos e climáticos, assim, seu cultivo vem sendo gradativamente substituído por culturas mais rentáveis. O valor da produção gerado pela laranja na Região em 2022 foi de R$ 1,01 bilhão e em 2023, a cultura gerou, no Nordeste, aproximadamente US$ 102,8 milhões com a exportação de suco de laranja, com destaque para o Estado de Sergipe.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria de Fátima Vidal, Banco do Nordeste do Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é pesquisadora do Escritório de Estudos Economicos do Nordeste (ETENE) - Banco do Nordeste do Brasil S/A. , atuando principalmente na área de estudos setoriais.

Published

2024-04-19

How to Cite

VIDAL, Maria de Fátima. CITRICULTURA (LARANJA): v. 9, n. 328, março, 2024. Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 9, n. 343, 2024. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/cse/article/view/2621. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos