INDÚSTRIA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
v. 7 n. 216 (2022)
Keywords:
Bebidas Alcoólicas, Covid-19, Tendências de MercadoAbstract
O mercado global de bebidas alcoólicas sofreu impacto relevante da pandemia da Covid-19, com forte queda das vendas em 2020 (-6,5%) e leve recuperação (+2,2%) em 2021, com maior impacto no chamado mercado on-trade (bares e restaurantes), devido às medidas de restrição tomadas nesses dois anos. No Brasil, apesar da pandemia, houve aumento da produção (0,3%) em 2020 e queda (-0,3%) em 2021. A perspectiva para o mercado brasileiro é de aumento das vendas a partir de 2022, com crescimento médio anual (CAGR) projetado de 5,4% até 2025. Entre as principais tendências do mercado mundial, que devem se refletir nos mercados nacional e regionais, destaca-se o maior equilíbrio entre o consumo de bebidas premium e de bebidas de menor preço de marcas tradicionais, a consolidação do e-commerce como canal de distribuição, a busca por produtos mais sustentáveis e o crescimento do consumo de produtos com baixo teor alcoólico e/ou sem álcool. Isso demandará adaptações de produtos e processos por parte das empresas já consolidadas e o surgimento de nichos a serem explorados por novos players. Em termos de perspectivas de investimentos, dado o baixo nível de utilização da capacidade da indústria de bebidas alcoólicas nacional, o momento atual é de parcimônia. Por outro lado, considerando as necessidades de adaptações nas linhas de produtos e tipos de embalagens utilizadas, a partir das tendências supracitadas, podem surgir necessidades de investimentos (e financiamentos), as quais devem estar relacionadas à fabricação de produtos que atenderão a nichos específicos de mercado, ou à adequação dos processos de produção às novas necessidades apontadas pelo mercado.