INDÚSTRIA DE PRODUTOS PLÁSTICOS

v. 9 n. 356, outubro, 2024

Autores/as

Palabras clave:

Economia Circular, Nordeste, Perspectivas, Indústria, Sustentabilidade

Resumen

O plástico é um material importante e onipresente na economia e no dia a dia das pessoas em todo o mundo, tendo várias funções que ajudam a enfrentar uma série de desafios da sociedade, possuindo demanda crescente e uso global. Entretanto, por ser feito predominantemente a partir de combustíveis fósseis, o plástico está associado a várias preocupações ambientais. O tamanho do mercado global de plásticos foi avaliado em US$ 712 bilhões em 2023, com expectativa de continuar crescendo, a uma taxa média anual (CAGR) de 4,0% no período 2023-2033, suportado pelo aumento do consumo de plásticos nas indústrias da construção, automotiva e eletroeletrônica. No Brasil, as perspectivas apontam para um crescimento médio anual (CAGR) de 3,9% no volume de negócios de produtos plásticos no período 2023-2028. Deve haver também um crescimento médio anual (CAGR) de 5,8% do mercado de plásticos reciclados no período 2024-2030. Entende-se que, no cenário atual, os investimentos e financiamentos devem ser dirigidos a empreendimentos voltados à produção de produtos plásticos que estejam alinhados às novas necessidades do mercado e à crescente preocupação com os resíduos plásticos, o que inclui produtos que utilizem resinas plásticas de origem biológica, bem como produtos que sejam reutilizáveis e/ou recicláveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Luiz E. Viana, Banco do Nordeste do Brasil

Realizou estágio de pós-doutorado no Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa (2024). Doutorado em Administração. Mestrado em Engenharia de Produção. Engenheiro Civil. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordenador de Estudos e Pesquisas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE/Banco do Nordeste do Brasil.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

VIANA, Fernando Luiz E. INDÚSTRIA DE PRODUTOS PLÁSTICOS: v. 9 n. 356, outubro, 2024. Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 9, n. 343, 2024. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/cse/article/view/3097. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos