PETRÓLEO E GÁS NATURAL

v. 9 n. 367, dezembro, 2024

Autores/as

  • Fernando Luiz E. Viana

Palabras clave:

Petróleo, Gás Natural, Desempenho, Perspectivas

Resumen

A indústria de petróleo possui características de mercado oligopolista, com concentração da produção e, principalmente, do comércio internacional em países que frequentemente passam por instabilidades geopolíticas. O Brasil, em 2023, estava na 14ª posição no ranking mundial de reservas de petróleo e na 29ª posição no ranking de reservas de gás natural. No mesmo ano, foi o 9º maior produtor de petróleo e o 31º maior produtor de gás natural. Em termos de desempenho da produção, em 2023 o Brasil cresceu 12,6% na produção de petróleo, 8,6% na produção de gás natural e 4,3% na produção de derivados. Já as vendas de derivados alta de 4,7%. As perspectivas de desempenho dos indicadores de produção e venda de petróleo, gás e derivados no Brasil são positivas para 2024 e os anos seguintes. Com relação aos investimentos no setor de petróleo e gás no Brasil, considerando-se as descobertas recentes de áreas na costa nordestina com grande potencial de produção de petróleo e gás natural, bem como os projetos já existentes onshore, há grande potencial para a atração de investimentos e demanda de financiamentos para o setor na região Nordeste, incluindo investimentos em energias renováveis por empresas deste setor.

Descargas

Biografía del autor/a

Fernando Luiz E. Viana

Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Administração Coordenador de Estudos e Pesquisas do ETENE/BNB

Publicado

2024-12-23

Cómo citar

VIANA, Fernando Luiz E. PETRÓLEO E GÁS NATURAL: v. 9 n. 367, dezembro, 2024. Caderno Setorial ETENE, Fortaleza, v. 9, n. 343, 2024. Disponível em: https://bnb.gov.br/revista/cse/article/view/3116. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos