MILHO: PRODUÇÃO E MERCADOS
v. 6 n. 182 (2021)
Palavras-chave:
Mercado, preços, grão, pandemiaResumo
O milho é um dos três cereais mais cultivados do mundo, do qual o Brasil é o terceiro produtor e segundo exportador mundial. Vindo de duas safras recorde, o mercado brasileiro de milho ainda está num momento promissor para o agricultor, apesar das preocupações com o clima para a segunda safra, que se reflete nas projeções nacionais de produção. Os preços externos ainda estão elevados, embora as cotações tenham caído ultimamente em razão da desvalorização do dólar, por conta da demanda
externa aquecida, principalmente da China, que se recupera da peste suína africana, em 2018. Esses fatos reduziram a diferença entre preços de exportação e internos, tornando a venda para o mercado nacional mais vantajosa. A maior demanda interna também elevou os preços domésticos, em tendência geral de alta desde julho/2020, batendo sucessivos recordes, ao longo de 2021. O Nordeste segue tendências de preço das demais praças produtoras, sendo a única região com previsão de aumento da produção (+0,3%), contando com o plantio de subsistência e o de regiões de expansão agrícola de alta produtividade (Matopiba e Sealba). O comércio exterior de milho, tanto o nacional como o regional,não foi afetado pela pandemia, sofrendo apenas efeitos sazonais e sendo amplamente superavitário.