Rio Grande do Norte - Ecossistema Musical - Cultura - Sobre o Banco
Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é um estado de grandes instrumentistas, cantoras e cantores conhecidos nacionalmente e que tem muita banda pop e roqueira circulando por dentro e para fora país sendo reverenciada pela mídia da música indie nacional. Se há algo que define a música potiguar é sua diversidade estética e pluralidade de artistas produzindo. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, é tanta gente diferente e interessante produzindo ativamente, que a playlist tem mais de 6 horas de duração e conta com artistas da periferia até a zona sul, de samba a death metal, de música instrumental ao forró, tem de tudo da atualidade até os tempos antigos.
No interior não podia ser diferente, artistas dos mais diversos estilos, sempre procurando de alguma forma manter viva sua arte, independentemente de qualquer coisa, o que já é um ato de resistência.
A missão de montar uma verdadeira seleção do interior não poderia ter sido mais reveladora, de que temos de fato, uma diversidade musical bem rica, que vai de reggae a rap, de rock extremo a brasilidade, de indie rock a cantautor, de mpb a hip hop, tudo espalhado nas mais diversas cidades do estado.
Para selecionar os artistas do interior, tivemos que criar um referencial, um início, com o Conjunto Sempre Alerta de Macau/RN, trazendo o primeiro disco potiguar gravado na história em 1964, e fechamos com o lançamento da Cabocla de Jurema em 2022, duas nuances musicais totalmente diferentes, mas que escrevem um pouco da história da música autoral produzida no interior do RN.
Ana Morena
Rafaum Costa
Ana Morena
Rafaum Costa
Produtor musical, músico e produtor cultural, coordena também o Festival Suado e toca nas bandas Mad Grinder e Black Witch. Com a produtora Cosmos, realiza produções audiovisuais desde 2016 como festivais, gravações de vídeo clipes, álbuns de artistas independentes, mixagem e masterização.