Acessibilidade

Nosso sítio está adequado ao mais importante padrão de acessibilidade: o seu.

No Banco do Nordeste, a busca pela excelência no atendimento está presente em todos os canais, inclusive o digital.

Este sítio, desde a sua concepção, foi pensado na experiência de uso de nossos clientes e sociedade, com o intuito de fornecer informação de forma precisa, atualizada e adequada às diretrizes e padrões de acessibilidade nacionais (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) e internacionais (World Content Accessibility Guide (WCAG).

A atenção à sua experiência de navegação está presente na forma e tamanho de letra, escolhidos para proporcionar um maior conforto visual e facilidade de leitura em qualquer dispositivo; na adoção da linguagem cidadã em todas as páginas do sítio; na estruturação de forma lógica e intuitiva da informação, permitindo acesso ao conteúdo de forma mais rápida e com menos cliques; e na adoção de ferramentas e atalhos de acessibilidade, pensados para atender a pessoas com deficiência não só de forma básica, mas da melhor maneira possível.

A busca pela excelência no atendimento é um exercício constante. E ainda há muito a evoluir e trabalhar. Por isso, o Banco do Nordeste mantém canal aberto com fornecedores e possui equipe multidisciplinar que atua constantemente na melhoria da acessibilidade deste sítio, adotando ferramentas e práticas que tornam a informação acessível a todos.

Você também pode fazer parte dessa transformação, enviando dúvidas, críticas e sugestões por meio de nossos Canais de Atendimento.

Recursos de Acessibilidade

Tamanho da Letra

A maior parte dos navegadores atuais permitem o ajuste do tamanho da letra. Para ajustar o tamanho da letra, utilize a combinação de teclas descrita a seguir.

Aumentar Letra

Teclar “Ctrl +” no Windows ou “Cmd +” no Mac OS

Diminuir Letra

Teclar “Ctrl -” no Windows ou “Cmd -” no Mac OS

Tamanho Original

Teclar “Ctrl 0 (zero)” no Windows ou “Cmd 0 (zero)” no Mac OS

Menu para Navegação por Teclado

Ao digitar a tecla “Tab” será apresentado o Menu de Acessibilidade, contendo os atalhos de teclado padrão para acessar o Conteúdo, o Menu Principal e a Caixa de Pesquisa do sítio do Banco do Nordeste. Adicionalmente, você poderá utilizar atalhos também para acessar o Mapa do Sítio, esta página de Acessibilidade, a ferramenta de tradução de conteúdo para libras (VLibras) e ativar o alto contraste.
No navegador Chrome, utilize a combinação de teclas a seguir para acessar cada uma das funcionalidades:

Conteúdo

Teclar "Alt 1"

Menu Principal

Teclar "Alt 2"

Caixa de Pesquisa

Teclar "Alt 3"

Mapa do Sítio

Teclar "Alt 4"

Acessibilidade

Teclar "Alt 5"

Alto Contraste

Teclar "Alt 6"

VLibras

Teclar "Alt 7"
Caso esteja utilizando outro navegador, basta seguir as orientações:
  • No Firefox, tecle simultaneamente “Alt Shift número”.
  • No Firefox no Mac OS, tecle simultaneamente “Ctrl Alt Número”.
  • No Opera, tecle “Shift Escape Número”. Ao teclar apenas “Shift Escape”, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de Access Key da página.​​​​​​​

Navegação Assistida

Este sítio de Internet do Banco do Nordeste foi concebido para facilitar a navegação assistida, seguindo as diretrizes de acessibilidade do WCAG e e-Mag.

Testes de Acessibilidade

Este sítio de Internet foi projetado para ser acessível em diferentes tipos de dispositivos e telas, com funcionalidades preservadas nos navegadores Chrome, Firefox, Edge e Safari. As validações de acessibilidade são feitas por meio de ferramenta para desenvolvedores do navegador Google Chrome, pela validação humana de técnicos que compõem a equipe técnica deste sítio. O Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (Ases) é constantemente utilizado para a melhoria contínua da acessibilidade e melhoria da experiência do usuário.

Legislação

A acessibilidade deste sítio tem como base as seguintes leis e decretos:

Dúvidas, Críticas e Sugestões

Entendemos que a melhoria constante na acessibilidade é o melhor caminho para a inclusão digital de nossos clientes e sociedade em geral, que buscam, por meio do sítio do Banco do Nordeste, receber um atendimento de qualidade e acessar informações sobre produtos e serviços, além de conteúdos de transparência e prestação de contas
Caso você tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão relacionada à acessibilidade, entre em contato por meio de um de nossos canais de atendimento. Será gratificante receber informações que nos ajude a tornar este sítio ainda mais acessível a todos.