Open Finance - Sobre o Banco
Open Finance
O que é Open Finance
O Open Finance (evolução do Open Banking) é uma forma fácil e gratuita de você autorizar seu banco a compartilhar seus dados com outros bancos. O compartilhamento só pode ser feito com o seu consentimento e é 100% digital e seguro.
É você no controle de seus dados, podendo compartilhá-los como, quando e com quem você quiser. A instituição receptora dos dados, conhecendo seu histórico, pode ofertar produtos e serviços personalizados e com melhores condições.
Open Finance no Banco do Nordeste
O Open Finance está sendo implementado no Brasil de forma gradual e o Banco do Nordeste está preparado para receber você e sua empresa.
Compartilhe os seus dados no Open Finance Banco do Nordeste! A nossa parceria fica ainda mais forte!
Banco do Nordeste?
da nossa página na Internet ou App Banco
do Nordeste?
Vantagens
Perguntas Frequentes
Open Finance (evolução do Open Banking) é uma iniciativa onde você pode compartilhar seus dados cadastrais e financeiros entre as instituições participantes de sua preferência, de forma rápida, fácil, segura e gratuita, e assim obter acesso a melhores ofertas de produtos e serviços de acordo com seu perfil.
O Open Banking inicialmente permitiu o compartilhamento de dados cadastrais, extrato de contas, cartões e operações de crédito. Em dezembro de 2021 o Banco Central ampliou a abrangência para incluir dados financeiros de investimentos, previdência privada, câmbio e seguros, dentre outros. Em março de 2022, por meio da Resolução Conjunta nº 4, o Banco Central oficializou o nome Open Finance.
O Open Finance está sendo implantado em 4 grandes fases. Na 1ª fase, em fevereiro de 2021, as instituições financeiras disponibilizaram suas informações (não dos clientes) sobre canais de atendimento e produtos e serviços prestados. Na 2ª fase, a partir de agosto de 2021, os clientes passaram o poder compartilhar seus dados cadastrais e de extrato de contas, cartões e operações de crédito. Atualmente, em todo o Brasil, ocorre o desenvolvimento da nova versão da fase 2 e as fases 3 e 4.
Você escolhe o que compartilhar e com quais instituições financeiras. Podem ser compartilhados, com seu consentimento prévio, seus dados cadastrais, como nome, CPF, endereço e telefone, e seus dados transacionais, incluindo extrato de movimentação de contas, faturas de cartões de crédito e histórico de empréstimos e financiamentos. Podem ser compartilhados também os dados de sua empresa, desde que possuam permissões necessárias dos representantes legais e/ou procuradores.
Você pode autorizar o compartilhamento de seus dados das instituições em que possui relacionamento (instituição detentora dos dados). A jornada de compartilhamento inicia em um dos canais digitais (app mobile banking ou portal internet) da instituição que receberá seus dados (instituição receptora). Você será direcionado para a instituição onde estão seus dados para se autenticar (com seu usuário e senha), confirmar sua autorização e escolher os produtos para compartilhamento.
As instituições são responsáveis pela qualidade dos dados e pela segurança do seu compartilhamento. Além de observarem os regulamentos do Banco Central específicos para o Open Finance, elas estão sujeitas a outras exigências previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais legislações e regulamentações vigentes para as instituições financeiras.
O consentimento não é para sempre, você escolhe por quanto tempo, até a vigência máxima de 12 meses. E a qualquer momento você pode alterar o prazo ou revogar seu consentimento.
A instituição somente pode usar os dados para as finalidades consentidas pelo cliente no processo de compartilhamento das informações. Com base no seu histórico e dados bancários, a instituição financeira pode fazer melhores ofertas de produtos e serviços de acordo com seu perfil. Pode, por exemplo, ampliar seu limite de crédito ou oferecer condições mais favoráveis em termos de tarifas e prazos.
O Open Finance incentivará a concorrência entre os bancos, a inovação, o surgimento de novos modelos de negócio e a ampliação da oferta de produtos e serviços. Os clientes terão uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente, com atendimento de suas necessidades de forma mais personalizada. Isso favorece a inclusão e educação financeira da população.
Participam no Open Finance apenas as instituições autorizadas pelo Banco Central. Algumas instituições têm participação obrigatória desde o início do Open Finance, enquanto outras podem participar do Open Finance de maneira voluntária, beneficiando-se do compartilhamento e transmissão de dados.