Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital.

Membros do Comitê

  • Roberto Smith
    Sr. Roberto Smith possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1965), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1966), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1978), doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1988), Pós-doutor pela Universidade Paris XII. Atualmente é professor adjunto aposentado da Universidade Federal do Ceará e diretor da sociedade empresária Allsmith Participações e Negócios Ltda (desde 2015). Foi consultor autônomo na área econômica em projetos de desenvolvimento regional e coordenador de projetos especiais na área econômica e de viabilidade (desde 2015). Atuou como professor colaborador do Curso de Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – MAPP-UFC (desde 2018) e diretor presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE (2011 a 2015). Exerceu a função de presidente do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (fevereiro de 2003 a junho de 2011) e vice-presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (2003 a 2011), além de ter sido membro da Junta de Administração da Agência Especial de Financiamento Industrial -FINAME/BNDES (2003 a 2011), membro do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE (2003 a 2011) e vice-presidente e presidente eleito da Associação Latino-americana e Caribe de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento – ALIDE (2008 a 2011).
  • Saumíneo da Silva Nascimento
    SAUMÍNEO DA SILVA NASCIMENTO – Diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho - Secretaria de Inclusão Socioeconômica - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS e membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Já exerceu as funções de Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, de Diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Presidente do Banco do Estado de Sergipe S.A (BANESE), Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe, e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Já foi professor de Economia na Universidade Federal de Sergipe e na Faculdade São Luís de França. Economista, Bacharel em Direito, com Especializações em Comércio Exterior, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, Administração Rural e Economia Empresarial, Mestre e Doutor em Geografia e com Pós- Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem cursos no Exterior (Estados Unidos) na Babson College (Boston), no Inter American Development Bank – BID e na The George Washington University (Washington). Possui Certificação Financeira pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA (CPA-20) e Certificação em Ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
  • José Monteiro Varanda Neto
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital desde 26 de março de 2018. Foi Superintendente de Risco e Análise Quantitativa do Banco Fator de janeiro de 2002 a abril de 2009. Foi também Executivo Chefe de Risco e Compliance no Banco Schahin de junho de 2009 a agosto de 2010. Atuou ainda como Diretor Estatutário de Risco no Banco Banif de setembro de 2010 a novembro de 2012. Graduado em Engenharia Civil e em Economia Universidade de São Paulo. Pós-graduado MBA Finanças pela Universidade de São Paulo. Mestre em Finanças Corporativas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou ainda Mestrado Profissional em Macroeconomia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Doutorando em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
  • Décio José Padilha da Cruz
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital desde 27 de junho de 2023. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco desde 1994. Foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco no ano de 2014 e posteriormente, de 2019 a 2022, bem como Secretário de Administração do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. Atuou ainda como Presidente da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2017. Foi Diretor Comercial e Diretor de Gestão Corporativa da Companhia Pernambucana de Saneamento do Estado de Pernambuco, de 2007 a 2011 e posteriormente no ano de 2018. Foi Presidente do Conselho de Política Tributária do Estado de Pernambuco, de 2019 a 2022, bem como Presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal do Brasil, de 2022 a janeiro de 2023 .Foi Presidente do Conselho Fiscal da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014 e membro do Conselho de Administração da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2017. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco.

Reuniões do Comitê

O Banco do Nordeste ainda não compartilhou atas das reuniões do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital.